sábado, 8 de agosto de 2009

Saudades do meu pai


Cada povo, cada nação tem suas tradições para comemorar o Dia dos Pais. Aqui no Brasil o segundo domingo de agosto é a data, mas outros países têm datas distintas para agradecer aos pais pelo dom da vida. O dia dos Pais no Brasil foi importado pelo publicitário Sylvio Bhering, comemorado pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, coincidindo com o dia de São Joaquim, patriarca da família.
Assim como o dia das mães, das crianças, é só mais uma data comercial. A televisão, rádios, jornais, passam dias e dias chamando às compras para presentear os pais. Ouvindo e vendo estes anúncios, não tem como não me recordar do meu pai que já não está entre nós há 10 anos, mas continua habitando o meu coração cheio de saudades.
Para homenageá-lo vou tentar expressar esta saudade, descrevendo-o. Falar sobre meu pai é falar de amor, dignidade, honestidade, humildade, sabedoria acima de tudo.
Sinto saudade do seu olhar quando me reprovava por alguma atitude que considerava inadequada. Da sua voz me abençoando ou mesmo ralhando comigo por alguma traquinagem, me aconselhando ou contando casos. Sinto saudades do seu abraço. Mesmo quando estava distante, me sentia protegida porque sabia que ele estava lá pronto para me acolher a qualquer momento que precisasse.
Hoje eu estou com tantas saudades! Sei que o Criador reservou um bom lugar para ele em outra dimensão, pois com certeza ele cumpriu sua missão aqui na terra. Mas, mesmo essa certeza não é capaz de apagar esse sentimento.
Vejo as pessoas que tem pais, que muitas vezes os maltratam com gestos e palavras, não os valorizando, e penso: Idiotas, não sabem aproveitar esse tempo que ainda tem. Daria tudo para poder novamente segurar a mão do meu pai, ouvir a voz dele, ver o seu olhar de felicidade quando o visitava levando os seus netos. O sorriso lindo e aquela risada gostosa quando nos contava algo engraçado...
Como gostaria de ter uma nova chance de dizer: EU TE AMO! E ser mais presente, mais carinhosa, menos teimosa, ter tempo para conversar sobre futebol, política, os seus assuntos preferidos.
Deixo aqui um conselho: Quem tem seu pai vivo, não desperdice o tempo. Fale sobre seu amor por ele, da sua gratidão... Aproveite para dizer hoje, porque amanhã pode ser tarde! Quanto mais se vive é pouco para dizer: Eu te amo PAI!

Nenhum comentário: