sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Coluna da Semana




SUS I
“A Prefeitura Municipal de Feira de Santana não tem poder de decisão sobre os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos profissionais e unidades de saúde particulares credenciados, nem pode discriminar essa ou aquela especialidade médica com pagamentos diferenciados”. Certíssimo, o prefeito Tarcízio Pimenta, sobre a ameaça de paralisação das atividades por parte dos médicos anestesistas.

SUS II
Tarcízio Pimenta também lembra que chega a 100% o atendimento pelo SUS no Hospital Casa de Saúde Santana, 99% no Hospital Dom Pedro de Alcântara e 70% na Maternidade Mater Day. “Portanto, é preciso prudência e muita reflexão antes de uma atitude que possa prejudicar a comunidade nessas três grandes unidades”, diz ele.

Wagarezza

A oposição chiava quando o então governador Paulo Souto vinha a Feira de Santana inaugurar alguma obra. Vinha, porque a obra era do governo do Estado ou a convite do então prefeito José Ronaldo, seu aliado político. O que têm a dizer agora que o governador Jaques Wagarwzza vem aqui, mesmo sem ser convidado, para inaugurar até casa de boneca?

Licitação
Há mais mistérios na licitação pública das agências publicitárias em Feira de Santana do que sonha nossa vã filosofia.

Arauá
Pra quem gosta de boa música uma grande pedida tem sido as sextas-feiras no bar Antiquário, na Estação Nova, com o grupo “Amigos do Arauá”. O bar fica na rua General Mendes Pereira.

D. Itamar
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia decidiu, por unanimidade, manter decisão da justiça em Feira de Santana, em favor do arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, em processo movido contra ele pelo padre Antônio Pinto. Segundo o arcebispo, por decisão de padre Pinto, o centro comunitário da paróquia teve sua gestão repassada para uma entidade privada, embora a construção tenha recebido recursos de instituições relacionadas à Igreja Católica. Dom Itamar também falou sobre possíveis irregularidades em prestação de contas do então pároco. Padre Pinto ingressou com um processo por danos morais, contra o arcebispo. Em primeira instância, a sentença foi favorável a dom Itamar Vian. Padre Pinto recorreu e agora perde também no Tribunal de Justiça. Agora, lhe resta apelar ao Superior Tribunal de Justiça. Se prevalecer a justiça, pode apelar até pro Capeta, que perde. Provas contra ele não faltam.

Câmara

A Câmara Municipal está demitindo mais de 40 assessores de vereadores, e reduzindo gastos nos mais diversos setores da Casa, inclusive abrindo mão de alguns serviços e cortando gratificações e serviços extras dos seus funcionários. Vá lá que seja, afinal, a receita caiu. Agora, alguém aí ouviu falar em redução de ganhos dos vereadores?

Trilogia do Reggae

Segunda-feira do Carnaval de Salvador, no circuito Barra/Ondina, tem apresentação da “Trilogia do Reggae”, reunindo três das maiores expressões do ritmo afro em Feira de Santana: Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica. Os reggaemans serão também uma das atrações da noite de sábado pós-Carnaval, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, onde se apresentam a partir das 20 horas.

Baianês
“Barlavento promove show Buraco de Maroca no Gamboa de Baixo”. Não se trata de pornografia, é apenas um grupo baiano apresentando um show num tradicional teatro.

Namoro

“Obrigado! Volte sempre. O senhor é o governador da Bahia e o governador de todos nós”. Prefeito Tarcízio Pimenta, flertando com o governador Jaques Wagner e deixando de cabelos arrepiados os seus correligionários e assessores. Será namoro ou amizade?

Mensaleiros

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Nívio Gonçalves, negou recurso da Câmara Legislativa contra o afastamento de oito deputados distritais envolvidos no mensalão do governador José Roberto Arruda (sem partido). Assim, a decisão inicial, da 7ª Vara da Fazenda Pública, está mantida. Todos os parlamentares que respondem a processos por quebra de decoro parlamentar não podem participar dos pedidos de impeachment contra Arruda. O presidente da Casa, Wilson Lima (PR), já avisou que a Procuradoria vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter os mensaleiros trabalhando. A intenção é esgotar todos os recursos.

Ficha Limpa

A votação do projeto que proíbe a candidatura em eleições de processados na Justiça, conhecido como projeto "ficha limpa", ficará para março. A decisão foi tomada na reunião de líderes, em que ficou definida a criação de uma comissão especial para consolidar em um só texto todos os projetos existentes na Casa sobre o tema. Segundo o líder do PSDB, João Almeida (BA), a comissão deve apresentar o texto final até o fim de fevereiro. A proposta foi feita pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que havia prometido colocar o “ficha limpa” em votação na próxima semana.

Jogada eleitoral
“Que é uma jogada eleitoral do governo do PT, chefiado por Wagner, disso ninguém duvida. Pois a ponte deveria ter sido iniciada no começo do governo dele e estaria sendo concluída agora. Mas democracia burguesa é assim mesmo. Tem períodos eleitorais e, nestes, os políticos se esmeram em apresentar seus projetos. Fora disso, só uma revolução, o que é impensável no momento, não é verdade”? (Alex Ferraz in osinimigosdorei.blogspot.com )

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali ver se tem algum sinal de revolução popular por aí. Mas, Du-vi-dê-o-dó...

Nenhum comentário: