quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O ano da renovação

Essa publicação é de cinco anos atrás, mas vale a pena reler e refletir... 

“Nada acontece por acaso. E, embora pareça o contrário, até mesmo o mal permanece a serviço do bem” (Emmanuel).
            Há um ano escrevi um texto refletindo e fazendo um balanço do ano de 2011 considerando-o como um dos melhores anos de minha vida. Agradeci a duas pessoas que me ajudaram a crescer e a me tornar uma pessoa melhor. E a Jesus Cristo por ter me dado a oportunidade, colocando essas pessoas no meu caminho para me ajudarem a realizar esta mudança ou de perceber esta transformação.
            Encerrei o texto pedindo ao Supremo Arquiteto do Universo que o ano que estava por vir não fosse apenas um novo ano, mas, um ano de renovação. Que pudéssemos fazer uma faxina na alma e no coração e enterrar todo o lixo (mágoas, erros ou qualquer sentimento negativo) com o ano que findava.
            Hoje, quando mais um ano está chegando ao fim, volto a escrever para agradecer ao Criador por ter atendido meus pedidos. Este ano de 2012 foi realmente de renovação, de transformação. Jesus Cristo me oportunizou a realizar algumas mudanças, a reavaliar conceitos e valores. Me deu oportunidade de aprender e crescer mais um pouco nessa passagem na terra. E se muitos acreditaram que o mundo se acabaria neste ano, para mim começou, se não um novo mundo mas, uma nova vida.
            Aprendi, na pratica, que "até mesmo o mal permanece a serviço do bem". Que estamos todos sob o regime da lei do “semear e colher”. "O atleta adquire um corpo modelado porque se dedica ao esporte. O cientista adquire notoriedade porque se aplica à pesquisa permanente. Pelas mesmas razões, quem se entrega habitualmente à lamentação, outra coisa não poderá colher a não ser lágrimas e dores", conforme a instrução que Chico Xavier recebeu do mundo espiritual.
            "Lamentar é adiar o dia da melhoria. Troque a queixa pelo aprendizado da
experiência. Em qualquer problema, sempre há uma porta aberta do lado que nós menos esperamos. A lamentação, porém, sempre coloca a nossa visão em direção à porta fechada." Como diz o verso de Cornélio Pires, recebido por Chico Xavier: "Pessoa que se declara/ Doente, triste e abatida,/ Sempre de tranca na cara/ Já é pessoa vencida".
            Em nossas imperfeições aceitamos a ofensa de colegas, amigos, conhecidos, família e assim deixamos nosso coração ficar envenenado pela raiva, ódio, desejo de vingança e muitas relações acabam se rompendo por não existir o perdão e a compreensão. Quantas famílias se separam por não saberem perdoar? Pessoas que se amam que não conseguem se  perdoar, amigos que se separam, mortes que acontecem e diversas são as situações.
            Esquecemos que ninguém prejudica o outro, mas apenas a si mesma. Por que aceitamos a ofensa? Assumo total responsabilidade pelo que ocorre comigo, de bom ou de ruim. Ninguém erra comigo, apenas me traz uma experiência para meu aprendizado. Sou dona do meu poder. É assim que deve ser.
            Este é o momento de aprendermos a perdoar todo o mal, toda ofensa e libertar o coração de energias enfermas. Perdoar é amar e aceitar as enfermidades do ofensor. É se reconciliar com todos. O Perdão é eficaz remédio para o ofendido e o ofensor. Sei que é fácil repetirmos que devemos perdoar setenta vezes sete, como disse o Mestre Jesus, mas ainda é muito difícil colocar em prática. Porém, é preciso continuar exercitando e procurar viver em harmonia, em Paz.
            Que Deus nos conceda um ano não apenas novo, mas, com novas atitudes para tornar o mundo melhor!
Maura Sérgia

Nenhum comentário: