quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

'Tenho câncer e ninguém me contrata': o homem que criou aplicativo para recolocar doentes crônicos no mercado



 David Shutts tinha uma carreira bem-sucedida - um comandante da Marinha que se tornou empresário no Reino Unido. Mas isso foi antes de ele ser diagnosticado com câncer. Shutts logo percebeu que seus empregadores não veriam mais utilidade em seu trabalho - e essa frustração o fez pensar em como os talentos das pessoas com doenças crônicas poderiam ser mais bem aproveitados.
A doença começou a dar sinais com uma dor na lombar. O sintoma não foi suficiente para preocupar o médico e acabou ignorada sob o diagnóstico de uma lesão muscular qualquer. Assim, David continuou levando a vida como sempre, cumprindo os prazos no trabalho e garantindo uma vida social ativa. Mas aquela dor não ia embora - e em dois anos, a dor ficou constante, acompanhada por grande perda de peso sem explicação e noites suadas em que ele acordava de manhã transpirando muito.
"Eu era um cara jovem", ele diz, explicando por que demorou tanto tempo para fazer exames.
"Fui levando e só quando eu não conseguia operar o cortador de grama por causa da dor que minha mulher me obrigou a ir ao médico."

Ele foi fazer a tomografia e, quando o diagnóstico finalmente veio, 10 dias depois do seu 50º aniversário, foi um baque: um tumor no seu rim esquerdo havia se espalhado pelos gânglios linfáticos, pulmões e ossos. O estágio era avançadíssimo, incurável, inoperável e o deixou parecendo, como ele mesmo descreveu, "uma bomba-relógio".
"Você sabe que com 50 anos e esse nível avançado de câncer você não vai viver até os 100, e nada vai ser mais a mesma coisa", disse ele. Na verdade, pessoas com esse diagnóstico não têm expectativa de vida de mais de cinco anos e, depedendo das circunstâncias, podem morrer em seis meses.
"Acabou que eu tinha todos os sinais de câncer no rim, mas não soube reconhecer. Existe um motivo pelo qual ele é chamado 'silencioso', porque você não percebe os sinais, é difícil de diagnosticar e tende a ser encontrado apenas quando você está investigando outros problemas."
Shutts tem a confiança e a energia que você espera de um homem acostumado a comandar uma equipe gigante em alto-mar. Com 16 anos, ele deixou 1.500 concorrentes para trás para fazer um curso de aprendiz de engenharia na Marinha. Depois, foi subindo no ranking até assumir a direção do HMS Daring, o navio de guerra mais poderoso daquele tempo.
Era seu emprego dos sonhos, mas em 2009, quando Shutts tinha 45 anos, ele estava pronto para um novo desafio. Então, aceitou um emprego em uma empresa de logística marinha e depois mudou para a Confederação Britânica da Indústria (CBI) para trabalhar como diretor regional.
Mas o diagnóstico de câncer mudou tudo.
Por seis meses, Shutts fez tratamento com remédios e radioterapia que o deixaram com uma sensação frequente de exaustão.
Quando estava bem o suficiente para voltar ao trabalho, ele negociou de trabalhar um dia por semana na CBI. Só que Shutts tinha contas para pagar, então precisava de mais do que isso. Algo mais flexível que ele pudesse conciliar com sua vida de tratamento da doença.

Uma carreira interrompida
Não demorou muito para que Shutts entendesse que suas opções haviam diminuído drasticamente - e que sua vida profissional estava chegando ao fim.Esse foi o maior golpe de todos para ele. "Foi o momento em que eu perdi o chão", disse.
"Eu sou uma pessoa confiante, no geral, mas minha auto-estima foi por água abaixo. Eu era um engenheiro, um homem bem-sucedido, e de repente eu não era mais nada, apenas alguém com câncer que era ignorado, sem lugar para trabalhar, sem ter a quem recorrer". "Foi aí que eu entendi o verdadeiro valor do trabalho e o quanto ele nos oferece em termos de auto-estima e interação social", afirmou.
O problema não foi apenas a falta de dinheiro, mas também a ausência do convívio com as pessoas.
A tristeza se transformou em raiva quando ele pensou nas milhões de pessoas que, como ele, estavam agora em casa desperdiçando seus talentos e sua experiência, simplesmente porque não podiam se comprometer com empregos em tempo integral.
Pensando nisso, Shutts começou a desenvolver uma ideia sobre como aproveitar o talento das pessoas com doenças crônicas.Leia matéria co pleta no BBCBrasil

Nenhum comentário: