terça-feira, 27 de março de 2018

Apelidos


              
Não gosto de apelidos. À exceção daqueles que nascem no âmbito familiar, de forma carinhosa, e que ali permanecem, utilizados apenas pelos pais, avós, irmãos e tios. O prenome, e sobrenome, que um ser vai carregar pelo resto da vida, deve ser encarado como algo sagrado, imutável e até, na opinião de alguns estudiosos, influenciará no seu destino. Por essas e outras razões, deve ser respeitado, cultivado e preservado.
            Os nomes próprios têm significados. A Antroponímia (parte da onomástica dedicada ao estudo e à etimologia dos nomes próprios de pessoas) traduz estes significados. O meu prenome, Cristóvam, por exemplo, significa “o carregador do Cristo”. Então, não por acaso eu seja tão apegado aos ensinamentos cristãos. O meu sobrenome “Souza”, indica uma possível descendência portuguesa. Saber dessas coisas ajudam, e muito, a conhecermos a nós mesmos. Mesmo que, por questões como falta de paternidade, se tenha perdido a referência do sobrenome, o prenome ainda significará muito para uma pessoa.

            Não gosto de apelidos. E a melhor maneira de evita-los é a indiferença. E, caso quem coloca o apelido, insistir, demonstre com clareza sua insatisfação, passando a não atender quando chamado pelo apelido, e passando a evitar os insistentes. Assim, quem for realmente seu amigo, gostar de você, vai parar com a brincadeira de mau gosto para não perder sua amizade. Quanto aos demais, não importa, porque não são seus amigos. Porém, sobretudo, não se irrite e não discuta. Apenas não lhes dê atenção e aumente sua indiferença não interagindo com eles.
            Não gosto de apelidos. É coisa oriunda das mentes pequenas, mesquinhas, perversas, como ignorantes, vagabundos e bandidos. Uma gente que, por não ter alcance intelectual busca apequenar as pessoas à sua volta com nomes pejorativos e jocosos, ou no mínimo, tentando fazer você perder a sua identidade dada por seus pais, e cair no vazio das terras dos “João Ninguém”. Portanto, quem quer se dar ao respeito, não pode e nem deve aceitar apelidos, venham de quem vir. Até mesmo do seu amigo, seu professor ou seu patrão. Ponha-os nos seus devidos lugares, lembrando que você sempre poderá processá-los por assédio moral.

Nenhum comentário: