terça-feira, 20 de março de 2018

Dia Internacional da Felicidade. Qual sua origem?

Internacionalmente conhecido como International Day of Happiness, o Dia Internacional da Felicidade é comemora em 20 de março, e tem o principal objetivo de fazer com que as pessoas percebam a importância de ser feliz para poder conviver em paz, lembrando aos povos do mundo que evitem guerras sociais e conflitos, diferenças étnicas ou comportamentos adversos que comprometam a paz e o bem estar das pessoas.
A assembleia geral das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Felicidade em 2012, inspirando-se para isso numa reunião ocorrida em abril do mesmo ano que teve como tema "Felicidade e Bem Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico".
A instituição da data é o reconhecimento da importância da felicidade para o ser humano, acima dos interesses econômicos e visa a demonstrar que o bem estar deve ser a meta universal para o homem e servir para a condução política dos povos.
Vale lembrar que, pelo menos entre os delegados dos países do mundo na ONU, a iniciativa foi consagrada pela unanimidade dos países membros – 193 na época, muito embora se saiba que em muitos países a felicidade não seja o maior interesse dos dirigentes políticos.

Em sua origem mais aprofundada, a felicidade serviu como tema tanto à reunião quanto à instituição da data dedicada à felicidade por Butão, um minúsculo país da região Tibetana, vizinho da Índia e da China, cujo povo é de maioria budista, que reconheceu publicamente a importância e supremacia da felicidade nacional sobre a renda monetária. Isso ocorre em Butão desde a década de 1970, quando o país adotou uma meta denominada "Felicidade Nacional Bruta", considerando-a mais importante do que o Produto Interno Bruto – PIB.
Ainda hoje o Butão pratica a busca da "Felicidade Nacional Bruta" e angaria a fama de ser o país onde reside uma das mais felizes populações do mundo, embora enfrente problemas sociais e financeiros, vivendo praticamente do turismo, por ser um país exótico e atrativo por suas crenças e cultura.

Mas, o que é felicidade?
Uma palavra só, múltiplas possibilidades para interpretar, reinventar e viver. Ouse defini-la, lembrando que, talvez, todas as tentativas sejam limitadas e insuficientes. Há tantas canções, poesias, filmes e outras formas artísticas de expressá-la. Há tantas relações humanas, momentos e trajetórias que a traduzem em verdade e em energia pulsante. Seu significado é complexo e subjetivo, pois não é sobre uma chegada a algum lugar específico. É sobre um percurso de altos e baixos, perfeições e imperfeições, erros e acertos em uma gangorra que apelidamos de “vida”.
O Relatório Mundial da Felicidade foi divulgado recentemente e, para a nossa surpresa – ou previsibilidade? – o Brasil declinou em seis posições comparadas ao último ano, ocupando o 28º lugar. O estudo avaliou 156 países pelo nível de satisfação com a vida individual e coletiva, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, nível de confiabilidade do país no governo, assim como as perspectivas dos cidadãos com o futuro e a liberdade de tomar decisões. Em 2018, o levantamento avaliou ainda a situação da presença dos imigrantes. Para quem já acompanha a pesquisa, o resultado final não foi tão surpreendente. Mais uma vez, os países nórdicos lideram o ranking da felicidade: Finlândia em 1º lugar, seguida da Noruega e depois Dinamarca.
Na verdade, esses três países têm alternado entre o primeiro lugar do Relatório Mundial da Felicidade nos últimos anos. Enquanto isso, a maioria dos 30 países pior classificados ficam no continente africano – no qual há maior crise de recursos, expectativa de vida, índice de guerras e conflitos, epidemias, entre muitas outras questões que merecem a atenção das organizações internacionais. Para além dos critérios técnicos desse estudo relevante para entendermos as mais diferentes realidades mundiais, o conceito de felicidade assumiu diferentes facetas na representação dos sentimentos particulares e obras artísticas.

Fonte: http://blog.estantevirtual.com.br / https://www.calendariobr.com.br

Nenhum comentário: