sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Janeiro branco: Mente sã, corpo são


 'Mens sana in corpore sano' é uma famosa citação de origem latina que significa "uma mente sã num corpo são". A expressão é derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal. No contexto do poema, a frase faz parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

Normalmente essa frase é usada em relação a atividades físicas. Porém, se encaixa perfeitamente na campanha Janeiro Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

Assim como o outubro rosa (campanha de combate ao câncer de mama), novembro azul ( combate ao câncer da próstata), o janeiro branco, apesar de pouco falado, é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental.


        Segundo a psicóloga Thais Oliveira Borges de Melo (foto), que é pós Graduada em Saúde Coletiva com Ênfase em ESF, a campanha criada em 2014 por psicólogos brasileiros, tem como proposta trazer para a população reflexões sobre a importância do cuidado com a saúde mental, que muitas vezes não é priorizada e até negligenciada. “Hoje em dia, profissionais de diversas áreas de atuação, dos setores públicos e privados, promovem debates, palestras e vídeos sobre o tema visando ampliar o olhar da população sobre a saúde emocional, quebrando o preconceito de que buscar ajuda profissional seja sinal de fraqueza”, informa.

Conforme a Dra.Thais Melo que janeiro foi o mês escolhido por ser início de ano, que para muitas pessoas acaba representando um mês de renovação de esperanças, de estabelecimento de novas metas, novos planejamentos. Assim, a campanha tem como proposta o estabelecimento de ações em prol da saúde mental, ressaltando que cuidar da saúde mental é cuidar de si, reconhecer as suas fraquezas e potencialidades e criar estratégias para lidar com as diversas situações de vida.

O acompanhamento psicológico, conforme a psicóloga, é uma ferramenta importante para a saúde mental. “Quando percebemos que está cada vez mais difícil lidar com as dificuldades do dia a dia, com nossas emoções ou vivemos em conflitos com as pessoas ao nosso redor, devemos procurar ajuda profissional”.

Dra.Thais Melo informa que em Feira de Santana existem profissionais de psicologia atuando em diversas áreas, como nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para ter acesso ao atendimento é necessário ser cadastrado na USF de abrangência do bairro ou buscar o serviço de Telepsicologia. Neste serviço é realizada chamada de vídeo com o profissional, agendada previamente. O agendamento é feito através do site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (https://www.feiradesantana.ba.gov.br/). “Vale ressaltar que para atendimento de menores de 18 anos precisa de um maior responsável no primeiro acesso. No dia e horário do atendimento o paciente recebe um SMS com as informações necessárias para acessar a videochamada”, conclui a psicóloga.

 

Nenhum comentário: