terça-feira, 22 de novembro de 2022

Você sempre agradece?

Estamos na Semana Nacional de Ação de Graças. Agradecer é um gesto humano e cristão. A gratidão é uma virtude constante na vida das pessoas educadas. Nossa existência é um contínuo presente de Deus! Por isso, devemos agradecer a Ele, em todos os momentos, em todos os lugares e por tudo. A melhor de todas as preces é a gratidão.

PORÉM, hoje, numa sociedade dominada pelo egoísmo e pela ganância, o sentimento de gratidão parece não encontrar mais espaço no coração humano. É preciso resgatar esse sentimento como uma forma simples de acreditar no valor da vida, na importância da amizade, na esperança de que é possível superar a violência, a injustiça, a ingratidão, a falta de diálogo, a solidão…
SER AGRADECIDO é saber que o mundo não gira em torno de nós. Não somos o centro de tudo. Ser agradecido é um dom precioso e nem sempre cultivado. Podemos ver um exemplo claro disso no Evangelho de Lucas, capítulo 17, que nos apresenta a cura dos dez leprosos. Apenas um voltou para agradecer. Então Jesus, sentindo a ingratidão, perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove onde estão?” (Lc.17,17).

É NECESSÁRIO agradecer a Deus pela vida, família, amigos, moradia, saúde, natureza, pelo trabalho e pelos alimentos. É justo reconhecer um sol radiante, uma água que sacia a sede, uma mãe terra que nos fornece produtos para matar a fome. É importante agradecer o alimento preparado por alguém com amor. Um “Muito Obrigado” aproxima pessoas fazendo com que se sintam filhos e filhas do mesmo Pai, que faz o sol nascer e brilhar para todos sem acepção de pessoas.

GRAÇAS A DEUS! Essa expressão simples que brota do fundo do coração e se transforma em oração, caracteriza o sentimento de gratidão marcante no povo cristão. No Antigo Testamento, particularmente os salmos, expressam, de forma poética e simbólica, a consciência dos dons de Deus na existência humana. “Dai graças ao Senhor porque eterno é seu amor”, canta o salmista.

A VIRTUDE da gratidão é uma presença constante em toda a Bíblia: “É bom render graças ao Senhor” (Sl. 92,1). “Bendizei a Deus e rendei-lhe graças diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu” (Tb. 12, 6). “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus” (1 Tes. 5,18). “Agradeçam sempre a Deus por todas as coisas, em nome de Jesus Cristo” (Ef. 5,20).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito

 

Nenhum comentário: