sexta-feira, 31 de julho de 2009

Artigo da Semana


Expofeira: quem vai pagar para ver?

A terceirização da Expofeira, maior evento agropecuário do Município, está longe de ser um consenso entre aqueles a quem ela interessa diretamente. Os criadores e produtores rurais. Ouvindo diversos expoentes da agropecuária feirense, percebi que as opiniões estão divididas. Alguns acham que ela sequer deveria ser realizada, devido à exigüidade de tempo. Outros entendem que se deve apostar na capacidade de organização e prestígio de quem vai assumir o evento.
O fato é que o martelo foi batido e o governo municipal firmou uma Parceria Público Privada (PPP), com a Associação de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (Matheus Braga), Associação de Criadores de Gado Nelore (Mauricio Odebretch) e Associação de Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe (Benício Cavalcante).
Segundo o prefeito, “a idéia é fazermos uma Parceria Público Privada (PPP) a partir da Expofeira 2009. O Governo Municipal não vai se ausentar, mas vai querer que as entidades de classe e expositores tragam seus prestígios para atrair novos expositores, atrair parceiros e investidores, para que esta volte a ser uma grande mostra agropecuária”.
Teoricamente, é tudo o que os criadores e produtores rurais sempre desejaram: Um evento feito por quem e para quem ele é direcionado. Mas, há quem diga que por trás disso tudo estão os interesses de uma empresa de Maurício Odebretch, que está interessados em realizar eventos agropecuários em todo o País.
Comenta-se a boca pequena que, inclusive, Odebretch já teria firmado um convênio com a Prefeitura de Salvador, para transformar o Parque Agropecuário da Capital num grande Centro de Convenções (o atual está obsoleto) e já a partir deste ano os eventos agropecuários de Salvador, como a Exposição Agropecuária e Fenagro, passariam a ser realizados em Feira de Santana. Para tanto, o Parque de Exposições João Martins da Silva seria terceirizado e receberia altos investimentos e passaria a funcionar o ano inteiro.
Como disse um conhecido engenheiro agrônomo, com larga experiência em eventos deste tipo, “com dinheiro tudo é possível. Se faz uma exposição em uma semana. Mas, o sucesso do evento depende dos criadores, principalmente das Associações. Se o presidente de cada Associação chamar, o pecuarista vem”.
A prefeitura cede as instalações do parque, paga a parte de shows (que continuarão tendo entrada franca e passam para uma área distante dos animais expostos) e as Associações de Criadores assumem todo o resto, ficando com o lucro ou prejuízo.
Compromisso firmado, agora é pagar para ver.

Um comentário:

Lia Sergia Marcondes disse...

Torço para que esta iniciativa dê certo, para que a Expofeira volte a ser grandiosa, tanto em diversão quanto em qualidade para quem está lá trabalhando.

:)