segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coluna




Zangou
Na quarta-feira passada (22) o âncora do programa “O Dia”, da Rádio Subaé, Agnaldo Santos, perdeu as estribeiras e criticou duramente o governo Jaques Wagner pela “engonmação” com que tem tratado os assuntos relacionados ao Hospital Dom Pedro de Alcântara. “Reúnem, conversam, conversam, prometem, prometem e não resolvem nada”, declarou irritado o apresentador do programa.

Procon
O juiz Walter Júnior entendeu como “exagerada” a atitude do diretor do PROCON, Magno Felzemburg, em determinar o fechamento das Lojas Americanas por 48 horas, em Feira de Santana. A ação do PROCON foi por conta da direção da loja não querer resolver o caso de um consumidor que foi lesado na compra de um aparelho telefônico celular. O juiz pode até estar certo, mas já passou da hora de se fazer estes grandes empresários entenderem que não podem chegar a Feira de Santana, e, por ser uma cidade do interior, fazerem o que bem querem e entendem. Aliás, já teve diretor de Shopping dizendo que “não é qualquer vereadorzinho que vai determinar o nosso horário de funcionamento”. Isso sim, um exagero.

Radialistas
O sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, sob a presidência de Walter Vieira, começou um movimento de combate à exploração praticada pelas emissoras do grupo Lomes, Eldorado FM e Antares FM, esta última retransmitindo a programação da Jovem Pan. Segundo o Sindicato, as emissoras burlam as leis trabalhistas e praticam “trabalho escravo”, quando pagam por apenas uma função, mas, obrigam seus funcionários a exercerem duas funções. Com a palavra, a Sub Delegacia Regional do Trabalho.

Sarney
Já passa dos limites do cinismo a permanência de José Sarney na presidência do Senado. O último escândalo, mostrado em rede nacional de TV, mostra o “ato secreto” que nomeou o namorado da sua neta para um cargo na Casa. Aliás, “Casa” esta que ele e o filho tratam como a própria casa no Maranhão, a Capitania Hereditária dos Sarney.

O "Quinto dos Infernos"
No Brasil Colônia pagava-se um alto tributo a Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido no país e correspondia a 20%, ou seja, 1/5 da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a produção de ouro. O
"Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos". A carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) da produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" em impostos. E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!

Esqueceram de mim
Em reunião que envolveu Dr. Jorge Solla, Tarcízio Pimenta, Outran Borges e João Carlos Cavalcante, ficou decidido que alguns setores do Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia (ICNB), como a Hemodinâmica, receberá uma verba provisória de R$ 100 mil para realizar alguns procedimentos pelo SUS. Em contrapartida, o Instituto vai construir um Centro Cirúrgico (atualmente utiliza o do HDPA). Sabedor da notícia, o deputado Zé Neto começou a botar falação, tentando fazer do fato um palanque político, divulgando data e local para a assinatura do convênio. Porém, houve algum contratempo, e o ato foi adiado. Mas esqueceram de avisar ao deputado, que quando viu que a lona do circo que ele estava armando tinha furado, foi para o rádio botar falação e distorcer os fatos. O pior é que teve gente da Imprensa engolindo o anzol sem verificar a veracidade dos fatos.

Sala de Imprensa
A Secom montou no Ceaf uma Sala de Imprensa que vai ser inaugurada nesta sexta-feira, às 16 horas. O local é destinado a entrevistas coletivas e reuniões do governo municipal com a Imprensa, vai receber o nome do jornalista Arnold Ferreira da Silva, que foi Prefeito de Feira de Santana por duas vezes, deputado constituinte, e é um dos fundadores do jornal Folha do Norte. Justa homenagem.

Noel Rosa I
Está pronto o CD que a cantora feirense Célia Zain irá lançar em breves dias, contendo dez músicas da obra de Noel Rosa. Célia canta acompanhada ao piano pelo músico Tito Pereira, que recentemente esteve em turnê pela Itália, acompanhando Dionorina. Que eu me lembre, no Brasil, apenas Benito de Paula ousou tocar samba ao piano, e recebeu por isso protestos de Paulinho da Viola, que considerou o fato uma heresia, mas, depois, deu a mão à palmatória. Zain garante que, com o tempero brasileiro, o samba no piano fica muito bom. É esperar para ouvir.

Noel Rosa II
Primeiro filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa, Noel nasceu em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, RJ, em parto difícil. Para não perderem mãe e filho, os médicos usaram fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que o acompanhou por toda a vida. Franzino, Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe. Era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo extasiados. Com o tempo, adotou o instrumento que seu pai tocava, o violão. Noel compôs sambas fantásticos, como “Feitiço da Vila”, “Com que Roupa?”, “Último Desejo” e “Palpite Infeliz”. Noel morreu no Rio de Janeiro, em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, vitimado por tuberculose. Sempre livre também é cultura. Rê, rê, rê...

Carol no Faustão
Recebemos este e-mail e estamos divulgando para que todos, especialmente os feirenses, ajudem nossa conterrânea. “Graças à participação de todos vocês que votaram no Samba de Maria na Garagem do Faustão a música foi escolhida para o Duelo da garagem do Faustão, e mais uma vez vamos precisar da ajuda de todos nesta votação importante.
A votação será até terça-feira, dia 28 de julho. Então, vamos votar!!!
Para votar clique no link abaixo, e aparecerão 2 vídeos e a frase “CLIQUE AQUI E VOTE NO SEU SAMBA FAVORITO”. Clique e siga as coordenadas. Lembrando que pode votar e assistir quantas vezes quiser e puder, mas é só até dia 28 de julho!!!
http://tvglobo.domingaodofaustao.globo.com/garagemdofaustao/duelo-da-garagem-2
Divulguem para os amigos. Vamos espalhar galera!! Valeu!!!!
Mais uma vez agradecemos de coração a todos!!!!!!!
Carol Pereyr e Márcio Pazin

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali ouvir um disco de Noel Rosa

Nenhum comentário: