quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Pé de pato, mangalô três vezes

Em meio a mais um escândalo nacional, com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (aquele do escândalo do painel do Senado) sendo flagrado recebendo uma maçaroca de dinheiro ilegal, a grande Imprensa nacional tentou desviar as atenções do povo para uma piada – de mau gosto, é verdade – feita pelo ator americano Robin Williams, sobre a vitória do Brasil sobre Chicago, Tóquio e Madrid, que concorriam para sediar as Olimpíadas de 2016.
Segundo o ator e comediante, a vitória do Brasil não foi justa, porque eles, os americanos, enviaram figuras populares para defender seus interesses na disputa, enquanto que “o Brasil enviou 50 stripers e meio quilo de pó”. A piada foi encarada pelos americanos, como apenas mais uma piada. Mas, aqui no Brasil, tentaram transformar uma besteira numa comoção nacional.
Enquanto isso, o governador Arruda segue na sua cruzada para não perder o cargo, ameaçando, no melhor estilo Roberto Jefferson, botar a boca no trombone e detonar quem ousar ficar a favor do seu impeachment. Por sua vez, o presidente Lula, que fazia turismo no Japão, disse que as imagens de Arruda recebendo o “troco” não falam por si mesmas. Contraria, assim, a sabedoria popular que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Mas o Brasil é assim. O “orgulho nacional” incha por uma simples partida de futebol, mas o amor próprio do brasileiro não se manifesta diante de um governo marcado por sucessivos escândalos. Onde estão os homens de bem do Brasil? As nossas ditas “reservas morais”? As instituições como Igreja, Maçonaria e clubes de serviço? Ou até mesmo os jovens “Caras Pintadas”? Ninguém reage! Ninguém diz nada. Ninguém toma uma iniciativa.
Somos enganados, roubados, avacalhados, menosprezados todos os dias por uma corja de ladrões e corruptos que parece não acabar nunca, e aceitamos tudo passivamente, tristemente conformados e até coniventes com esse estado de coisas. E esse governo vai continuar, porque ninguém vence no voto a quem dá esmolas e festas para os miseráveis. Sim! Quem elege estes canalhas são pessoas que não lêem jornais, mas limpam o fiofó com eles.

Nenhum comentário: