sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Quanta vergonha!



        Há pouco tempo, escrevi uma matéria mostrando a sujeira que envolve o futebol mundial, principalmente no Brasil. Os fatos ocorridos no final deste campeonato brasileiro, mostram algumas pontas do iceberg de lama que ficou o mundo dos esportes no Brasil. Sem tirar os méritos do Cruzeiro, que venceu o Campeonato jogando um belo futebol, registro os fatos ocorridos logo após a conquista do título.

         No jogo seguinte o zagueiro Júlio Batista foi vergonhosamente flagrado pelas câmeras dizendo a um jogador do Vasco que fizesse logo o terceiro gol. Dando a entender que aquele era um jogo de cartas marcadas, pois o Vasco, grande clube carioca, estava na zona de rebaixamento e precisava desesperadamente da vitória. O Cruzeiro, diga-se de passagem, jogava com o seu time reserva.

         O jogo seguinte foi no Mineirão contra o Bahia, uma equipe nordestina que também lutava contra o rebaixamento, e o Cruzeiro entrou em campo com força máxima e tentou até o último minuto derrotar a equipe baiana, sendo porém derrotado por esta. Batido em campo técnica e moralmente, o Cruzeiro foi derrotado também pela sua própria torcida que protagonizou cenas de violência, acabando com a festa programada para após o jogo.

O que as pessoas ficam a imaginar é porque ainda se tenta manipular resultados e há jogadores profissionais que se desrespeitam “entregando jogos” para favorecer ou prejudicar outras equipes ao gosto dos dirigentes. É por essas e outras que o futebol carioca vai tão mal, dois dos seus maiores clubes estão na zona de rebaixamento e um deles com certeza será rebaixado, quiçá os dois. A manipulação de resultados, a ação de empresários e patrocinadores que supervalorizam jogadores medíocres resulta nisso. Quando a Seleção Brasileira é convocada tem que recorrer aos jogadores que estão na Europa, porque a roubalheira aqui é tão grande que não se pode pagar salários dignos aos melhores jogadores.

         A Seleção Brasileira de Futebol só conquista título quando tem como técnico homens que não permitem empresários ou patrocinadores escalem suas equipes, como é o caso de Felipe Scolari. Quando utilizam treinadores useiro e vezeiros em receber propinas para escalar jogadores, o fracasso é certo.

         Some-se a tudo isso o calendário estapafúrdio das competições nacionais e o total desprestigio dos clubes que não pertencem as regiões Sul e Sudeste. Tudo é feito para beneficiar os clubes do eixo Sul/Sudeste e os clubes das demais regiões são constantemente prejudicados, mesmo quando dão mostra da força das suas torcidas. Agora mesmo o Santa Cruz, de Recife, jogando pela série C, atingiu público maior do que os clubes da série A.

         E para completar o quadro os jogos, por imposição da TV que detém os direitos de transmissão, tem início às 10 horas terminando por volta da meia noite. Os pais de família, trabalhadores, não podem se dar ao luxo de ir aos estádios nesses horários e as arenas ficam cheias de bandidos, baderneiros e desocupados. Não fosse o talento do jogador brasileiro, nunca teríamos conquistado um Pentacampeonato.


         É vergonhoso!

Nenhum comentário: