Depois de passar o primeiro ano arrumando a casa e
as finanças do município, tornando-o apto a contrair contratos e recursos
oriundos dos governos do Estado e da União, o prefeito José Ronaldo de Carvalho
acena para uma nova dinâmica de governo em 2014, que deverá ser o ano da
mobilidade urbana em Feira de Santana.
No início de setembro o prefeito Jose Ronaldo de
Carvalho anunciou o nome da Prisma Consultoria e Engenharia Ltda como empresa
vencedora da licitação para elaboração do projeto executivo para implantação do
Sistema BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido de Ônibus), em Feira de
Santana. A empresa deverá elaborar o projeto executivo do BRT até 5 de março de
2014. O valor total da obra será de R$ 90.107.500 (noventa milhões, cento e
sete mil, e quinhentos reais). Recurso este resultado de um financiamento junto
a Caixa Econômica Federal, autorizado através da Lei Municipal 3.387, de 18 de
junho de 2013.
Na oportunidade, o prefeito informou que após essa
etapa estará licitando as obras que serão realizadas nos bairros e avenidas de
Feira de Santana para atender as condições técnicas para implantação do sistema
que irá revolucionar o transporte público em Feira de Santana. Em novembro passado
o Ministério das Cidades outorgou o Termo de Habilitação para a Contratação da
operação de crédito destinada a financiar a implantação do BRT.
Recentemente o prefeito anunciou a licitação e
início de algumas obras de ruas e avenidas importantes para o melhoramento da
mobilidade urbana, tais como Avenidas Ayrton Sena, Iguatemi, Artêmia Pires,
entre outras, tudo com o objetivo de dar maior fluidez ao trafego de veículos.
Arrumando a casa
O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que
neste primeiro ano o seu governo fez o dever de casa. Mas que enfrentou muitos
problemas, principalmente nos primeiros cinco meses, quando a Prefeitura estava
com o nome sujo junto ao governo federal, por isso estava impedida de receber
recursos de Brasília. “Foram muitas lutas e sofrimento, mas com vontade e
determinação da equipe a situação foi regularizada”. Um dos termômetros da boa
saúde financeira e administrativa vivida pela Prefeitura, conforme o prefeito,
foi a aprovação por parte da Secretaria do Tesouro Nacional do empréstimo feito
pela Caixa Econômica Federal. “Apenas passa nos crivos do Tesouro quem está
bem”, disse ele.
BRT
O sistema constitui-se de veículos articulados ou
biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. O BRT
é mais viável financeiramente que um sistema de metrô, mas com capacidade de
transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos
(VLT).
A proposta do município foi inserida no
mês de março no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), eixo Mobilidade
Médias Cidades, no âmbito do Programa de Implantação de Transportes e de
Viabilidade Urbana (Pró-Transporte), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo
de Serviço (FGTS), através da Caixa Econômica Federal.
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