segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

2014. O ano da mobilidade urbana em Feira de Santana

Depois de passar o primeiro ano arrumando a casa e as finanças do município, tornando-o apto a contrair contratos e recursos oriundos dos governos do Estado e da União, o prefeito José Ronaldo de Carvalho acena para uma nova dinâmica de governo em 2014, que deverá ser o ano da mobilidade urbana em Feira de Santana.
No início de setembro o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho anunciou o nome da Prisma Consultoria e Engenharia Ltda como empresa vencedora da licitação para elaboração do projeto executivo para implantação do Sistema BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido de Ônibus), em Feira de Santana. A empresa deverá elaborar o projeto executivo do BRT até 5 de março de 2014. O valor total da obra será de R$ 90.107.500 (noventa milhões, cento e sete mil, e quinhentos reais). Recurso este resultado de um financiamento junto a Caixa Econômica Federal, autorizado através da Lei Municipal 3.387, de 18 de junho de 2013.  
Na oportunidade, o prefeito informou que após essa etapa estará licitando as obras que serão realizadas nos bairros e avenidas de Feira de Santana para atender as condições técnicas para implantação do sistema que irá revolucionar o transporte público em Feira de Santana. Em novembro passado o Ministério das Cidades outorgou o Termo de Habilitação para a Contratação da operação de crédito destinada a financiar a implantação do BRT.
Recentemente o prefeito anunciou a licitação e início de algumas obras de ruas e avenidas importantes para o melhoramento da mobilidade urbana, tais como Avenidas Ayrton Sena, Iguatemi, Artêmia Pires, entre outras, tudo com o objetivo de dar maior fluidez ao trafego de veículos.

Arrumando a casa
O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que neste primeiro ano o seu governo fez o dever de casa. Mas que enfrentou muitos problemas, principalmente nos primeiros cinco meses, quando a Prefeitura estava com o nome sujo junto ao governo federal, por isso estava impedida de receber recursos de Brasília. “Foram muitas lutas e sofrimento, mas com vontade e determinação da equipe a situação foi regularizada”. Um dos termômetros da boa saúde financeira e administrativa vivida pela Prefeitura, conforme o prefeito, foi a aprovação por parte da Secretaria do Tesouro Nacional do empréstimo feito pela Caixa Econômica Federal. “Apenas passa nos crivos do Tesouro quem está bem”, disse ele.
           
BRT
O sistema constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. O BRT é mais viável financeiramente que um sistema de metrô, mas com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).  
         A proposta do município foi inserida no mês de março no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), eixo Mobilidade Médias Cidades, no âmbito do Programa de Implantação de Transportes e de Viabilidade Urbana (Pró-Transporte), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através da Caixa Econômica Federal.

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