segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Alex Ferraz

SOCRATICAMENTE
Esta coluna pergunta, sem qualquer esperança de resposta: quando a Transalvador irá se preocupar com os nós no trânsito no Largo das Sete Portas e na confluência Nazaré/Barbalho? São dois locais caóticos, mas onde uma simples intervenção humana bastaria para resolver.
As bolhas imobiliárias de lá e de cá

O assunto vem tomando conta da mídia, apesar de férias, janeiro, sol e festas. O mercado imobiliário está à beira de uma crise. Sobre o tema, transcrevo aqui trechos de esclarecedor artigo de Carlos Newton, publicado no blog Tribuna da Imprensa: “Quando se fala em bolha imobiliária, a primeira coisa que vem em mente é a situação recentemente vivida nos Estados Unidos, onde a explosão dos preços dos imóveis resultou numa gravíssima crise econômico-financeira e balançou o sistema bancário, que teve de ser socorrido pelo governo de Barack Obama.”
Segue: “Nos EUA a bolha imobiliária realmente estourou e os preços despencaram de uma hora para outra. Mas aqui no Brasil é muito diferente, porque não há permissão de se fazerem hipotecas múltiplas de um mesmo imóvel. Isso significa que a bolha não irá estourar de uma hora para hora; ela vai esvaziando devagar, e esse fenômeno até já começou.”
E mais: “Os preços realmente estão caindo, embora os jornais continuem a publicar tabelas fajutas com cotações sempre em alta, como se a festa não fosse acabar nunca e o Brasil pudesse ter os imóveis mais valorizados do mundo, vejam a que ponto de desfaçatez os especuladores chegaram.”

Os preços
(dos imóveis)
 realmente estão caindo, embora os jornais continuem a publicar tabelas fajutas com cotações sempre em alta. (Carlos Newton)

Ainda sobre
 bolha (I)

No artigo, Carlos Newton ressalta que “segundo o professor de economia Luís Carlos Ewald, comentarista da GloboNews e do Fantástico, ‘situação do mercado é desesperadora, ninguém está comprando nada’. Por óbvio, era previsível que isso iria acontecer. E o anúncio publicado semana passada em O Globo pelo grupo Julio Bogoricin, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, com 24 lojas e mais de mil corretores, é uma comprovação da gravidade da crise. O título diz tudo: ‘Cansou de perder dinheiro com imóvel vazio? Está na hora de alugar”.
 
Ainda sobre
bolha (II)

Mais : “Detalhe importantíssimo: há vários anos já existem mais imóveis vazios do que pessoas interessadas em ocupá-los. No Recenseamento de 2010, ficou provado que há três anos havia 6 milhões de imóveis residenciais vazios no país (sem contar casas de veraneio), para uma demanda de apenas 5,8 milhões. Ou seja, em 2010 havia 200 mil imóveis residenciais sobrando. E de lá para cá esse número aumentou muito, em função do boom imobiliário (ou da bolha).”

Ainda sobre
bolha (III)

E finaliza: “Essa é a situação. E por isso, os preços já começaram a cair, tanto na oferta de aluguéis como na de venda de imóveis novos e usados. Mas a bolha não irá estourar como nos EUA. Aqui abaixo do Equador a coisa funciona mais devagar. Podem apostar.”

Uma sauna sem
eucalipto

A praça de alimentação da loja do Extra na Paralela é um forno.
Na manhã do último sábado, um cidadão que optou por comer um McDonald´s chegou a sentir-se mal no balcão, com tanto calor, que emanava, inclusive, de dentro da loja da lanchonete.
Ficou apenas alguns minutos e saiu pensando a tortura que deve ser trabalhar ali.

E por falar
em calor...

É sempre assim: chega o Verão e lojas de lotéricas, supermercados, agências bancárias e repartições em geral até parece que diminuem a intensidade do ar condicionado.
Um sufoco por toda parte, para não falar no aeroporto!

1 JOVENS - O prefeito ACM Neto, o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, e o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram nesta sexta-feira (24), em Nazaré, a primeira Unidade de Acolhimento Infantojuvenil de Salvador.

2 SANEAMENTO - Cinquenta municípios baianos com população abaixo de 50 mil habitantes vão contar com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia(Crea-BA) na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. Convênio de cooperação técnica nesse sentido foi assinado em parceira com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Brasília, na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

3 COMPUTAÇÃO - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre inscrições para o curso gratuito de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua de hoje a 14 de fevereiro.  São oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas -  sendo 3 (três) para servidores do IFBA.

Nenhum comentário: