sábado, 25 de janeiro de 2014

ESQUEÇA UM LIVRO VOCÊ TAMBÉM, E COMPARTILHE CONHECIMENTO


Todos nós sabemos que a leitura é um dos meios mais eficazes de aprendizado.
Ler não só ensina, ler aproxima, realiza, cria, faz você conhecer lugares, enfim ler transforma.
Por meio da leitura, nós usamos a criatividade, a imaginação e adquirimos cultura, conhecimentos, valores entre muitos outros benefícios, a leitura enriquece a alma. 
Triste é saber que o  brasileiro lê em média seis minutos por dia. Metade dos brasileiros não leu nenhum livro nos últimos três meses. 75% dos brasileiros nunca pisaram numa biblioteca. Diante de dados como esses, o pessimismo deixa de ser uma escolha e, para alguns, se transforma numa obrigação moral, pois os dados reais mostram que a ignorância tem prevalecido em nosso país diante de falta de atitudes como esta. 
Foi pensando nisso que a campanha “Esqueça um livro” foi criada, no intuito de levar a leitura para todos. O projeto consiste no desapego literário. A ideia surgiu nos Estados Unidos em 2001 com o nome de BookCrossing, e  consiste em deixar um livro por aí em um local público para que outra pessoa o encontre. Inspirado nessa ideia, Felipe Brandão começou a esquecer livros pela cidade de São Paulo com a dedicatória “Se você achou esse livro, ele é seu! Ele é para você! Leia e passe adiante. Se quiser, entre em contato pelo facebook Esqueça um livro“. O projeto está crescendo e a página no facebook já tem um número significativo de seguidores. Lá são compartilhadas fotos de livros esquecidos e também matérias que estão sendo feitas sobre o projeto.
Abordando essa ideia que vem lá de São Paulo, nós do Viva feira resolvemos trazê-la para cá também.
A ideia é levarmos os exemplares com os quais nos desapegamos, ou seja, livros já lidos, e deixa-los em dois lugares escolhidos como pontos de encontro, Shopping Boulevard e Praça de Alimentação na Getúlio Vargas, o dia escolhido para começarmos a esquecer esses livros pela cidade foi o 25/Jan (Sábado) e vamos estender a campanha até o próximo sábado dia 01/Fev, quem achar os livros fará com certeza bom proveito deles e é claro estará levando conhecimento para casa. Vale ressaltar que para identificarmos os livros da campanha é necessário que você escreva uma dedicatória, referente ao dia nacional do desapego literário.
Participe conosco, e compartilhe com os demais essa forma tão singela de aprender.  
AUTORIA: Viva Feira


NE: Nós apoiamos a campanha. Excelente idéia.

Nenhum comentário: