terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Questão 1: Que é Deus?



-“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”

Os humanos, habitantes de nossa dimensão atual, são bastante curiosos e engraçados. As vezes buscam respostas para perguntas que eles nem conseguem fazê-las e quando as recebem, contestam.

Nos meios religiosos e também entre os menos letrados, é comum se ouvir: “O homem não pode compreender as coisas de Deus”.

Para alguém entender as teorias de um físico, tem que penetrar em seu mundo de inteligência científica. Para alguém entender as explicações de um mecânico tem que, pelo menos, entender o básico do equipamento. Para que o homem possa compreender as “coisas” de Deus é necessário um outro nível de evolução, talvez com características de uma outra dimensão. Não estou falando das leis da física e nem do intelecto científico do nosso mundo atual.

Antes, de mais nada, devemos entender que nem tudo que existe no nosso Planeta Terra é comum no universo, portanto, muitos conceitos, leis naturais e explicações científicas só se aplicam em nossa dimensão.

Muita gente sabe que a distância e o tempo são dimensões exclusivas do nosso mundo material. Para nos locomovermos de uma cidade a outra, temos que vencer a barreira do tempo e também da distância, já de uma cidade espiritual para outra, essas leis e conceitos de tempo e distância não existem. É apenas uma questão de freqüência.

O germinar, o nascer, o parir, o morrer são leis que quase não são aplicadas no universo por serem exclusivas do nosso Planeta Terra e da nossa dimensão material. A maioria das cabeças pensantes do nosso “orbe” acha que essas leis são universais e, para complicar ainda mais, acreditam que foi preciso um pobre macaquinho se metamorfosear porque, se assim não o fosse, Deus nunca conseguiria se beneficiar desse feito maravilhoso que é “o homem”.

Tem coisas que fogem ao racional. O cérebro não é e nunca foi uma ferramenta de compreensão e inteligência e sim uma ferramenta de limitações, tanto é que, qualquer pessoa pode fazer um turismo no Mundo Astral e continuar com sua capacidade de compreensão e entendimento, centenas de vezes, mais poderosa do que quando estava usado seu cérebro do corpo físico.

Com certeza tem muita gente que simplesmente idealiza Deus dentro de nossos moldes dimensionais terrenos, ou seja, um arquiteto, um profissional construtor do universo, um chefe que pune quem faz bobagem e também perdoa mediante uma súplica ou suborno.

Quando Allan Kardec começou a preparar “O livro dos espíritos”, sua primeira preocupação foi informar aos humanos quem é Deus. Os espíritos responderam dentro da maior simplicidade, mas com absoluta segurança: “Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas”.

Acrescentando uma resposta pessoal: Deus não se explica com palavras. É apenas uma questão de olhar para dentro de nós e perceber que somos apenas uma centelha Sua, com endereço transitório sobre o planeta, com referência territorial, com cep e identidade social que chamamos de RG. Deus é simples, assim.

Conrado Dantas

Nenhum comentário: