segunda-feira, 30 de julho de 2018

A democracia e a liberdade não são negociáveis.

Tenho obsessão pela liberdade individual,  o estado de direito, a liberdade de opinião e de imprensa. A longa marcha civilizatória não se fez sem custo e vidas sacrificadas, sem lutas e ideias, para que garantíssemos a individualidade, o direito de ir e vir. Nesse contexto, a democracia- salvo os limites legais-, deve ser um valor absoluto que permita ao homem, no breve sopro de tempo que é nossa existência, exercer suas escolhas, ofício, valores. miséria e glória.

Assim, não admito, nem concedo, a qualquer ideologia, regime, indivíduo, o direito de suprimir a liberdade, em nome de suas opções, vontades, ou desejo de dominação. Não cedo a enfermos de poder.


Não admito manipulações do discurso, costumes, informações, rupturas institucionais e relativismos de qualquer tipo, nem projetos de poder sustentado pela corrupção e disfarçados ou não por supostos benefícios sociais.


Somos livres. Eu sou livre. Aos que devo minha liberdade de hoje, me cabe, todos os dias, o esforço de mantê-la como um bem indestrutível para o tempo em que eu não mais estiver vivo.

Não preciso que me digam por onde ir, ou  digam que irão me conduzir. Tenho meu coração onde estão os meus pés. E eles caminharão seu próprio  caminho...

Nenhum comentário: