sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Candidatos a Prefeito

 


A entrevistada do programa Acorda Cidade de segunda-feira passada (19) foi a deputada Daiane Pimentel. Ouvindo-a falar, me veio a lembrança, não sei por que, a música de Raul Seixas, Cowboy fora da Lei, notadamente no trecho em que ele diz: “Eu não preciso ler jornais...”

Candidatos a prefeito I

         Na terça-feira (20) o entrevistado foi Orlando Andrade do PCO. Me lembrei que quando criança a gente brincava de político, fazendo discursos do tipo: “Meu povo! Estou aqui porque cheguei. Não digo nada porque não sei”. O Andrade poderia muito bem ter feito esse discurso e metido a viola no saco. Nunca vi tanto despreparo, tanta falta de conhecimento, num candidato a prefeito. Misturou alhos com bugalhos, disse coisas desconexas, parecia mais um daqueles bebuns falando de política na mesa de um boteco qualquer. Em alguns momentos parecia que ele iria parar de falar por falta de assunto, mas aí começava uma série de desvarios. Um horror.

Candidatos a Prefeito II

         Na quarta-feira (21) o entrevistado foi o atual prefeito, Colbert Martins, que concorre à reeleição. Num primeiro momento ele focou nas ações feitas pelo seu governo no combate à pandemia do vírus chinês. Proporcionalmente, o Município tem um dos menores índices de óbitos. Pouco mais de 200 numa população aproximada de um milhão de habitantes. Depois ele fez um balanço das obras e ações realizadas nestes seus dois anos de governo, e projetou o que pretende fazer em caso de reeleição. Com destaque para a melhoria da limpeza no Centro de Abastecimento e nas feiras-livres, melhor desempenho no transporte coletivo urbano, e qualificação da educação com o uso de tecnologia nas escolas municipais, com capacitação de professores, alunos e pais de alunos para lidar com a informática, incrementando também a aplicação de ensino à distância, reduzindo a aplicação de aulas presenciais. Quanto ao Hospital Municipal, que todos os candidatos estão falando em construir, ele, que é médico, disse que o que se faz necessário é a redução das filas de espera por exames de procedimentos médicos, que tem sido a causa da morte de muita gente que não consegue atendimento nos hospitais públicos. Isso, segundo ele, se deve, principalmente, ao fato de que o SUS remunera muito mal os profissionais de saúde. Este problema ele pretende resolver criando o SUS municipal, que irá contratar os profissionais necessários para as áreas onde a falta destes é o principal motivo do não atendimento. Segundo ele, serão feitos convênios com unidades de saúde já existentes na cidade. Públicas ou particulares, para realizar os atendimentos necessários. “Estrutura física do hospital não é o problema. É necessário profissionais dispostos a trabalhar pelo que remunera o SUS”, disse ele, cheio de bom senso.

Candidatos a prefeito III

         Na quinta-feira (22) foi a vez do candidato do Republicanos, José de Arimatéia, falar das suas propostas. Quase nada de concreto falou, mas as propostas de reduzir as filas nas clínicas e hospitais, e a construção de mais creches e escolas de tempo integral merecem destaque. Porém, o pastor evangélico parece ser mais afeito à oratória do que à prática em administração municipal. Mas é bem intencionado e ostenta algo raro entre políticos, que é uma ficha criminal sem manchas. Eu diria que ele poderia ser mais bem aproveitado na administração Municipal, não como prefeito, mas talvez como secretário, pois demonstra ser afeito ao trabalho.

Vacina ou não vacina

         Todas as ponderações e considerações que ouvi até agora de pessoas da área de saúde, insistem num ponto: Vacina não se obtém em um ano ou dois. São necessários anos de pesquisas, estudos e testes, até se concluir que uma vacina é eficaz e segura para ser inoculada na população sem riscos. Então, porque essa pressa dos políticos em obrigar o povo a tomar a primeira vacina que aparecer, feita a toque de caixa? E numa demonstração da sua sede de dominação e totalitarismo, querem tornar a vacinação obrigatória. Tirando nossa liberdade de escolha. E querem comprar a vacina chinesa, que não é nada confiável. Aliás, a China, como responsável pela pandemia, deveria ser obrigada a oferecer essa tal vacina gratuitamente, como forma bem tímida de ressarcir a todos os povos que ela contaminou. Vacine-se por sua conta e risco. Eu vou “dar a testa”. Só aceito me vacinar quando tiver certeza que é seguro e eficaz

Tem pouquinha diferença

         Há algum tempo, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, referindo-se à criação de mais uma dessas instituições estaduais para não resolver nada, afirmou que ela vai reunir “trabalhadores e empregados”. É. Em termos de governo do PT, há sim uma diferença entre um e outro. Os “trabalhadores”, não trabalham, e os empregados dão um duro danado. Até isso os esquerdopata conseguiram. Fazer com que palavras signifiquem exatamente o contrário. No Partido dos Trabalhadores, ninguém trabalha. Democracia, é ditadura, e ditadura é democracia. E por aí vai. Se você ouvir um petista dizer que é inocente, tenha certeza que é culpado.

Mistérios da Princesa

         Desde setembro passado eu e Maura tomamos a iniciativa de contar a História e Estórias da Princesa do Sertão, desde 1959 até o início deste século. Nos deparamos, durante nossas pesquisas, com o “sumiço” de imóveis que pertenciam à Santa Casa de Misericórdia. Ninguém, sabe, ninguém viu, desapareceram na poeira do tempo. O mesmo fenômeno ocorreu com o Montepio dos Artistas Feirenses. Assim como o Carro de Boi fantasma da década de 40, do Bicho do Tomba e a loura sinistra, esses constam agora do rol de Mistérios da Cidade Princesa.

Dica musical

         A minha dica musical desta semana é London, London, com Gal Costa. Composta por Caetano Veloso no início dos anos 70, quando ele estava exilado em Londres, e resolveu escrever suas primeiras impressões de brasileiro sobre a capital da Inglaterra. Para alguém nascido em Santo Amaro, Bahia, Brasil, e que morou entre Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, a mudança, àquela época, era como estar em outro planeta. Senão, vejamos suas observações. “Eu caminho pelas ruas sem medo, e as pessoas conservam a calçada desimpedida”. “Um grupo se aproxima de um policial, e ele parece feliz em poder ajudá-los. É muito bom viver em paz”. Nada disso seria normal por aqui. “Eu não escolho rosto para olhar nem caminho para seguir. É bom estar vivo. As pessoas passam apressadas e em paz. Grama verde, olhos azuis, céu cinza. Deus abençoe o sofrimento oculto e a felicidade. Mas, meus olhos procuram por discos voadores nos céus”. Deixo que cada um analise estas expressões por si mesmos, porque sei que cada um vai ter uma visão própria e diferente dos outros. A interpretação de Gal, é magistral. Confira o vídeo:

Philosopher

“A mulher sábia, edifica a sua casa” (ensinamento bíblico)

         Muitos casamentos terminam muito cedo e alguns já começam errados. Há uma infinidade de situações a serem observadas quando duas pessoas resolvem unir as sua vidas e edificar um lar. E não estamos nos referindo à construção espaço físico onde vão morar, porque isso qualquer um pode fazer. Estamos falando da “FAMÍLIA”. Algo que a maioria das pessoas hoje em dia não dá muita importância. Casa-se por desejo sexual, por dinheiro, por paixão, enfim, pelos mais variados motivos, menos por amor. De um modo geral o homem, preocupado em trabalhar para prover a família, não pensa muito em amor. Mas a mulher pensa. E mesmo que não dê muita importância ao amor, ela sabe o quanto é importante promover e manter a harmonia no lar, se não quiser levar uma vida de atribulações. Ela tem que educar bem os seus filhos, cuidar da saúde deles, do seu marido (que quase sempre é desleixado), compartilhar das alegrias, tristezas  e realizações de todos, porque é isso que mantém a família unida. Discussões, brigas, sempre existirão, e podem até ser saudáveis, pois aparam arestas que ficaram. Mas quando há agressões, aí pode parar porque acabou o amor e o respeito, nada mais restando para unir o casal. A mulher sábia sabe a hora exata de fechar e abrir os olhos, sabe falar e sabe calar. Ensina e aprende, ama e é amada. E no final verá que essas pequenas coisas, esses pequenos cuidados, lhe proporcionaram uma vida feliz e cheia de realizações.

 *_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali tentar desvendar alguns mistérios da Princesa.

Nenhum comentário: