sexta-feira, 9 de outubro de 2020

É difícil, mas temos que aprender a escolher

Muito oportunamente escrevi um texto e publiquei esta semana sobre qual o papel de um vereador. Mal começou o horário eleitoral, e já se pode perceber que eles os candidato demonstram não ter a menor noção sobre suas competências e responsabilidades caso sejam eleitos. Por isso temos que ser muito cuidadosos e criteriosos em nossas escolhas. Não podemos continuar trocando nosso voto por favores ou amizade. Quando votamos esperamos que aquele candidato atue conforme o que esperamos dele para a coletividade, e não para esse ou aquele eleitor. Só assim nos livraremos dos corruptos e oportunistas. E, acima de tudo, devemos ter sempre a consciência de que eles trabalham para nós, e não nós para eles, como eles querem fazer entender.


No caso dos prefeitos, a coisa fica mais grave, porque eles, durante quatro anos, terão a oportunidade de fazer muito pela cidade, e não para essa ou aquela parte do eleitorado. A Democracia é um sistema de governo que pressupõe a prevalência da vontade da maioria. Quem perdeu tem que se conformar e seguir com a maioria, e quem ganhou tem que governar pensando em todos. Mas, os males maiores são a corrupção e as promessas não cumpridas. Os candidatos canalhas apostam no esquecimento por parte dos eleitores, das promessas feitas, e voltam sempre quatro anos depois repetindo as mesmas promessas não cumpridas. Exemplo claro recente, foi o governador Rui Costa. Ainda em campanha para o seu primeiro governo, aqui em Feira de Santana, disse essas palavras: “No meu primeiro dia de governo assinarei a ordem para dar início à construção do Hospital Clériston Andrade 2”. Quatro anos depois estava aqui novamente prometendo a mesma coisa, e o hospital só foi inaugurado esse ano, à toque de caixa, por conta da pandemia.

No primeiro dia da campanha já ouvi o deputado Zé Neto dizendo: Chega de falsas promessas”. Seria cômico se não fosse trágico. Logo ele, o campeão das falsas promessas, das mentiras e enganações. Sem contar que foi ele quem mais atrapalhou os prefeitos municipais nos últimos 20 anos, se colocando sempre contra, obstruindo com ações jurídicas inócuas, os projetos de ações e obras que a cidade tanto necessitava, que poderiam ter acelerado o progresso da cidade se ele não atrapalhasse. Existe uma articulada claque de vagabundos que apoia o trabalho daninho do deputado, e vive enchendo os ouvidos dos incautos, de boa fé, repetindo suas mentiras e falsos argumentos. Não devemos nos deixar emprenhar pelos ouvidos. Hoje existem inúmeros meios de se verificar se uma informação é falsa ou verdadeira. Está a um “click” no computador ou no celular, para termos acesso à verdade pela internet.


Quem tem um mínimo de memória deve se lembrar que essa gente espalhou a mentira de que seriam arrancadas todas as árvores das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, para passagem do BRT. Aliás, um projeto grandioso, cujas primeiras obras já melhoraram muito a mobilidade no trânsito da cidade. E foram eles também que disseram que a Prefeitura não teria como pagar pelos viadutos da Cidade Noiva. Não só foram pagos, quanto outros foram construídos e ampliados e outros projetos estão em andamento. O “mote”, deles agora é que a cidade precisa mudar de governantes. Mudar pra que? Se em 20 anos a cidade tem experimentado mais progresso do que jamais experimentou em todos os seus quase duzentos anos de existência? Não podemos mais cair na conversa de quem não tem propostas claras e exequíveis.
 
Cristóvam Aguiar

Nenhum comentário: