domingo, 11 de outubro de 2020

Histórias da Princesa


Prosseguindo com a
nossa série de matérias sobre a História e as Estórias de Feira de Santana, de 1950 até o ano 2000, vamos falar hoje sobre um profissional e ser humano incrível que deixou um grande legado, especialmente no setor de saúde. Dr. Sílvio Matos.

 Dr. Silvio Matos, um dos baluartes da “Medicina Humanitária”

Dr. Silvio Matos (D), ao lado do colega Dr. Outran Borges, descerra a placa inaugural do Centro Cirúrgico que leva seu nome

O Dr. Silvio Antônio Santos Matos nasceu em Feira de Santana no dia 17 de janeiro de 1951. Filho de Antônio Egídio Matos e Esmeralda Santos Matos, cursou o científico no colégio Estadual de Feira de Santana e formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. No período de 1972 a 1975 estagiou no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) como aspirante a interno e interno, no Pronto Socorro, no Posto de Reidratação, no Banco de Sangue e na Maternidade. Estagiou ainda nos Hospitais Couto Maia (Salvador), Getúlio Vargas (onde fez curso de Clínica Médica e foi interno concursado na UTI) e na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. Estagiou ainda no departamento de Gastroenterologia, junto ao serviço de cirurgia das vias biliares e pâncreas, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Em Salvador atuou como interno na Clínica Médica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), e na Clínica Médica e no setor de pequenas cirurgias do hospital Edgar Santos. Sua Residência Médica foi no Hospital Edgar Santos, onde por dois anos fez o curso de Especialização em Cirurgia Geral.

Ainda estudante, participou do Programa de Introdução ao Desenvolvimento Comunitário do Projeto Rondon. Já formado e atuando como médico, sempre se manteve atualizado com a evolução da Medicina e das técnicas dos procedimentos médicos, tendo tomado diversos cursos e participado de Congressos e diversos outros eventos da área. Fez cursos de Insuficiência Respiratória Aguda, Radiologia, Equilíbrio Ácido Básico, Cirurgia Vido endoscópica, Suturas Mecânicas, Vido endoscopia Digestiva Terapêutica, Nutrição Parenteral e Enteral, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, Cuidados Respiratórios no Paciente em Ventilação Mecânica, entre outros.

Dr. Silvio Matos teve vida comunitária ativa, ocupando diversos cargos no serviço público ou privado. Foi chefe do Departamento de Cirurgia do HDPA, Coordenador da Residência Médica e do Suporte Nutricional de Cirurgia Geral, e também diretor médico do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCR), Diretor Técnico do HDPA e do HGCA.

Entre as suas atividades didáticas incluem-se as de professor substituto de Anatomia no curso de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), professor de Habilidades Clínicas e Atitudes do Colegiado de Medicina da UEFS, preceptor de Internos de Cirurgia do HDPA, cotutor do Módulo de Funções Biológicas do curso de Medicina da UEFS e professor membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da UEFS.

Dr. Silvio Matos também foi membro da Sociedade Brasileira de Suporte Nutricional Parenteral e Enteral, do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica, e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em Feira de Santana foi o médico cirurgião geral e professor do Departamento de Saúde, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bem conceituado e bastante querido por colegas e pacientes, Dr. Sílvio Matos montou uma equipe de cirurgiões que atuava no Hospital Emec e em outras unidades de saúde da cidade. Ele faleceu aos 61 anos, no dia 19 de junho de 2013, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Nobre de Cardiologia (Incárdio), no HDPA, cujo centro cirúrgico leva o seu nome.

 

Nenhum comentário: