sexta-feira, 9 de julho de 2021

A Suprema Vergonha Nacional

         Não é preciso ser jurista para saber que o Supremo Tribunal Federal tem extrapolado em suas atribuições e interferido nos poderes Legislativo e Executivo. O STF é o guardião da Constituição Nacional mas faz exatamente o oposto quando a infringe e toma decisões absurdas e age em assuntos que não lhes dizem respeito. Hoje o STF é visto mais como um partido político do que como um Tribunal de Justiça especializado que deveria ser. Vejam esse comentário de Augusto Nunes sobre o assunto:

Educar

         Ouvi muitas vezes pais e mães dizendo, cheios de orgulho: “Vou dar aos meus filhos o que eu não tive”. Tudo bem se estavam se referindo a conhecimento, cidadania, civilidade e civismo. Essas matérias que pessoas da minha geração recebiam em casa e nas escolas, e que hoje não recebem mais. Mas se estavam se referindo a dinheiro e bens materiais, sem dar-lhes conhecimento sobre o real valor dessas coisas, estavam fazendo um grande mal aos seus rebentos. Em muitos casos eu vi no que deu. E não foi nada de bom. Verdadeiras tragédias familiares. Com direito a deformação do caráter, vícios, brigas e mortes. Só se sabe o real valor das coisas quando se tem que lutar por elas. Esta semana recebi um vídeo que mostra um pai educando, verdadeiramente, o seu filho. Assistam:


Recado para Fátima Bernardes

         Fátima Bernardes, que só conhece a vida das novelas, sem ter noção da vida real, perguntou no seu programa se “houve excesso policial na captura do Lázaro”. Eu não perco tempo tentando mostrar a quem vive perdido ou escondido dentro de uma “bolha social”, como é a vida real. Mas uma sertaneja como eu, mandou um recadinho para dona Fátima e seus globais que vivem numa Ilha da Fantasia. Vejam só:


Entenda as pesquisas

Pra onde queremos voltar?

         Eu vejo essa pandemia como uma espécie de “Para Pra Acertar” que a divindade está dando à humanidade. A nossa jornada no mundo material está muito incerta, confusa, e a grande maioria de nós não tem a menor noção sobre de onde veio, pra que veio, o que está fazendo aqui nem pra onde vai quando morrer. Discussões religiosas à parte, cada um de nós tem agora uma chance para repensar suas vidas. Muitos de nós não terão a chance de fazer isso, mas, aqueles que tiverem, não devem desperdiçar a chance de aproveitar a nova oportunidade para acertar o seu rumo na jornada que ainda terá pela frente. Recebi um vídeo onde uma tal de Leila Ferreira (não sei qual apito que ela toca), onde ela faz uma interessante comparação do destino da humanidade em relação com um cemitério de navios na Índia. O vídeo tem cerca de 4 minutos, mas vale muito a pena você assistir.

Gente doida


Paixão e Razão

         A maioria dos torcedores esportivos usa mais a Paixão do que a Razão. É compreensível, mas os dois sentimentos não se combinam. Há um clima hostil contra o técnico do Flamengo, Rogério Ceni, porque o bicampeão brasileiro tem perdido algumas partidas neste início do Campeonato Brasileiro. Mas, vejam:  A diretoria do Clube divulgou uma nota à torcida afirmando que não haverá qualquer mudança de técnico ou jogadores devido ao delicado momento financeiro do clube. Ou seja, não vai cometer suicídio financeiro para atender a torcedores malucos. O Flamengo é o atual bicampeão brasileiro e Rogerio Ceni comanda a equipe desde o ano passado, quando ganhou o campeonato carioca, a Recopa da Libertadores, e classificou o Flamengo na Libertadores e na Copa do Brasil. No momento, em virtude de contusões e convocações dos seus melhores jogadores para a Seleção Brasileira, joga com reservas e garotos da base, e ainda assim está em 10° lugar no campeonato Brasileiro, que está apenas começando, e apenas 10 pontos atrás do primeiro colocado e com dois jogos a menos. Quem critica é torcedor apaixonado, dirigentes com segundas intenções ou torcedores contrários, além de imprensa torcedora. É válido lembrar que a TV Globo e a CBF têm perseguido o Flamengo sistematicamente.

Especialistas

         Certo dia ouvi um comentarista esportivo de TV dar suas primeiras impressões sobre um jogo um jogo entre Bahia e Flamengo. Dizia ele: “Esse time do Flamengo...eu não sei não”. E depois que ouvi Casa Grande dizendo que, “para chegar ao gol, essa equipe tem que abrir bem os pontas e avançar também os laterais, para permitir que os atacantes entrem na área adversária e, também,  os apoiadores do meio de campo, se aproximem para tentar chutes a gol”. Diante de tanta clarividência, eloquência e outras “ências” me senti candidatíssimo ao posto de comentarista esportivo em qualquer rádio, TV ou jornal do País. E olha que não me sinto digno de assumir os microfones de Zadir Porto ou Plínio Pereira.

Especialistas I

Eu gosto de ouvir o noticiário local em emissoras de rádio. E era ouvinte de um programa até que as coisas começaram a mudar. Em vez de notícias começaram a trazer comentaristas especialistas. Primeiro veio um advogado falastrão e presunçoso, com comentários mais que tendenciosos. Depois trouxeram um empresário, também com claros interesses pessoais. Desisti. Ainda ouço programas de rádio, e são úteis para me informar e fazer meus comentários aqui, bem como para me divertir. Mas, eu não sou burro amestrado nem macaco de auditório de ninguém. Por isso fiquei indignado essa semana quando um “especialista”, falando sobre o aumento das cestas básicas em Feira de Santana, disse que “a alternativa é trocar os produtos caros pelos mais baratos”. Assim eu vou me achar no direito de comentar sobre Economia. E olha que eu sou ruinzinho de Matemática.

Dica Musical

A minha dica musical dessa semana é a dança de Zorba, tema do filme Zorba, o grego, estrelado por Anthony Quinn e Allan Bates, com música de Milkis Theodorakis. O filme conta estória de um escritor inglês que herda do pai, que era grego, uma mina na ilha de Creta. Lá ele conhece Zorba, um camponês que vai trabalhar na mina e se torna amigo e ajuda-o em muitas coisas, inclusive o aproxima de uma viúva desejada por todos os homens da pequena comunidade. Mas A música tema do filme, traz um ritmo folclórico tradicional da Grécia, e foi gravada instrumentalmente por muitos artistas brasileiros, sendo, talvez, a mais tocada por estas bandas a gravação do tecladista Poly. Na dica dessa semana apresentamos uma coreografia de um grupo que não consegui identificar, mas que é primorosa em precisão, agilidade e beleza cenográfica. 


 Philosopher

“Envelhecer não é ruim. É o destino de todo ser vivo. Ruim é quando os lamentos substituem os nossos desejos”. (Anônimo)

         Um ser consciente e desperto não se lamenta por envelhecer, pois sabe que este é o destino de todo ser vivo, envelhecer e morrer. Mas entristecemos quando percebemos que os lamentos substituem os nossos desejos. Ainda assim, entristecemos menos quando lamentamos de coisas que fizemos, mas não do que deixamos de fazer. Fazemos muitas coisas erradas durante nossas vidas, mas podemos ser perdoados, nos perdoarmos e, em última instância, perdoados por Deus. E ainda que condenados, que nos sirva de lição para não cometermos mais o mesmo erro. Os seres espiritualizados e despertos sabem que têm a eternidade para aprender sobre o certo e o errado.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali fazer uns comentários sobre política e esporte, porque sempre haverá um comentaristas pior do que eu.






Nenhum comentário: