quarta-feira, 21 de julho de 2021

Por que me tornei antissocial?

 Eu era muito festeira, adorava estar em tudo, sair muito e curtir, mas de uns anos para cá fui perdendo a vontade e deixei mais de sair gostando mais de ficar em casa com meu namorado, lendo e indo para outros eventos. O problema é que sou muito cobrada por isso e as pessoas dizem que me tornei antissocial. Isso tem me incomodado. (Márcia de Lima - São Sebastião/SP)

Você está incomodada porque está dando mais atenção e valor às opiniões dos outros e da sociedade do que ao que sua alma sente. Por que será que as pessoas se importam tanto com o que os outros dizem ou pensam sobre elas? Será falta de maturidade, personalidade firme ou sentimento de inferioridade?

O que aconteceu com você foi que sua alma evoluiu e passou a não mais se sentir bem em determinados ambientes e circunstâncias. Quando nossa alma evolui e chega a um patamar superior ao de antes, muita coisa muda em nosso sentir. Bastante coisa perde a importância, enquanto outras ganham uma dimensão que não existia antes. Coisas que antes você gostava hoje não mais lhe preenche nem lhe faz sentir bem e, se você se obrigar a fazer, sentirá vazio, tristeza e insatisfação.

Por isso, em vez de se sentir errada, valorize a forma como você é agora, escute sua alma e só faça o que sentir vontade. Nunca faça nada para agradar aos outros ou para dar satisfação às pessoas. Isso se chama desvalorização.  

Você me disse que fica mais em casa, lendo, vendo séries, filmes, passeia com seu namorado e gosta de estar com ele na intimidade de seu lar. Ou seja, você está feliz como está e gosta de viver assim. Não estar indo para festas ou badalações não quer dizer que você tenha ficado antissocial. Você trabalha, interage com os colegas, tem amizades, vai aos lugares que sente vontade, se diverte à sua maneira. É isso que é válido.

Não entre na onda dos outros, pois você ficará para baixo, sentindo-se errada quando, na verdade, eles é que podem estar errados. Já pensou nisso? A maioria das pessoas acredita que viver a vida é ir em muitas festas, beber muito, se aventurar de qualquer maneira e fazer sexo com quem aparecer. Será mesmo que eles estão "vivendo a vida"? Não será você, que está sendo feliz com quem ama, viajando, curtindo seu lar, vivendo sua religião, tendo amigos de verdade e fazendo só o que gosta, quem realmente está vivendo a vida?

Pense nisso e não deixe se levar pela opinião dos outros. Aliás, seja franca e diga que não quer opiniões em sua vida. Você é um espírito que pensa, é única, original, não nasceu para copiar nem ser igual aos outros.

É por ir na onda da maioria que as pessoas sem opinião própria se perdem na vida. Vão aos lugares que não desejam ir, conversam o que não querem conversar, bebem o que não querem beber, falam o que não querem falar, fazem tipo para agradar e acabam vazias por dentro, sentindo-se sós quando chegam em casa, tristes, angustiadas ou embriagadas.

Não seja como eles, seja como você é. Deixe que as pessoas digam o que quiser sobre você. O que vale não é o que eles falam, o que vale é a opinião que você tem sobre si mesma.

Espero ter ajudado.

Grande abraço!

*Maurício de Castro é professor e escritor espiritualista. Publicou dezenas de romances psicografados, ditados pelos espíritos Hermes e Saulo.  

Nenhum comentário: