domingo, 18 de julho de 2021

 

HORRORES DA PESTE NEGRA

    Ainda falando sobre os horrores da peste bubônica, somente no Hospital L’Hotel-Dieu, em Paris, França, morriam diariamente 500 pessoas que eram tratadas por freiras, verdadeiras heroínas. Em um terreno em Londres, Inglaterra, foram sepultadas 50 mil pessoas. Em Viena, Áustria morriam 1.200 pessoas por dia. Acusados de responsáveis pela doença muito judeus foram queimados vivos. Dois anos depois a doença terminou como surgira, sem explicação, causando enorme comemoração em todo o planeta.  A doença que surgiu na China, não tinha cura, até porque os médicos não a haviam identificado e não sabiam como trata-la.

O FABULOSO JULIO VERNES

    O famoso escritor francês Júlio Vernes, nasceu em Nantes em 1828 e o desejo do pai era que ele fosse advogado. Aos 18 anos foi para Paris onde conheceu Alexandre Dumas, autor de Os Três Mosqueteiros. No desejo de ser escritor Vernes passou dificuldades. Seu primeiro romance “Cinco Semanas em Um Balão” foi rejeitado por 15 editores. Ele pegou os originais para jogar ao fogo, mas foi impedido pela esposa. O décimo sexto editor publicou o livro que fez enorme sucesso, quando ele tinha 34 anos. Depois vieram Viagem ao Centro da Terra, Oitenta Mil Léguas Submarinas e Volta ao Mundo em 80 Dias. Vernes faleceu aos 77 anos, em 1905. Foi prodigioso na sua imaginação, idealizando o submarino atômico Nautilus, meios de comunicação como o rádio e a TV, quase 100 anos antes disso acontecer.

  NADA SUPERA O MESSIAS DE HAENDEL

Em 1741, à beira da falência financeira e artística George Frederick  Haendel, alemão nascido em  Halle, compunha Messias, considerada a mais gloriosa música sacra até hoje produzida. Menino ainda, ele entrou na capela do palácio em Weissenfels e começou a tocar órgão chamando atenção do duque Johann Adolf. “Será um crime fazê-lo advogado” disse o duque ao pai de Haendel, já que esse era o seu desejo. Rinaldo, a primeira opera do musico alemão em 1711, fez grande sucesso, assim acontecendo com outras. Em Londres ele viveu dias de glória, mas a partir de 1728 a situação mudou e suas operas resultavam em fracasso. Em 1741, recebeu poemas de Charles Jennens, um admirador rico, para musica-los. Veio a inspiração para escrever o Messias, o que foi feito em apenas três dias. Morreu cego em 13 de abril de 1759, mas é ate hoje reconhecido pela sua imortal obra musical.

MAIOR GALERIA DE ARTE EM ESTOCOLMO

A maior galeria de arte do mundo está, surpreendentemente, sob as ruas de Estocolmo, capital da Suécia. Na rede de metrô, com 116 quilômetros de extensão,  está essa monumental galeria. A partir da II Guerra Mundial, em torno de 150 artistas trabalharam durante mais de três décadas, para transformar 73 das 99 estações do metrô em obras de arte. Cerca de um milhão de passageiros viaja diariamente debaixo das ruas de Estocolmo e a arte contribui para que o percurso se torne mais estimulante e agradável.

 INGLESES NOS ESTADOS UNIDOS

Em 26 de abril de 1607 três navios comandados pelo capitão Cristhopher Newport com cerca de 100 ingleses, dentre eles o experiente capitão John Smith, chegavam a Virginia para fundar Jamestown, que se constituiu na primeira colônia permanente de língua inglesa na América. Durante 15 anos os ingleses lutaram contra a fome, as doenças e os índios. Na medida em que iam chegando da Inglaterra, eles eram dizimados, mas incorporavam-se na luta até que em 1630, a colônia estava consolidada. Instalou-se em Virginia a primeira Assembleia Legislativa do Novo Mundo (América). Os colonos deram o nome de James ao rio ali existente, em homenagem ao rei da Inglaterra e, por consequência, o povoado foi batizado de Jamestown.

Nenhum comentário: