sexta-feira, 16 de julho de 2021

 

Pense!

         Foi lá pelo início dos anos 70 que vi uma plaquinha de acrílico em cima da mesa do escritório do meu irmão, onde se lia: Pense! Foi a partir dali que comecei a desenvolver o hábito de pensar por mim mesmo. Hoje, nesse mundo de mentiras e notícias falsas, as pessoas que não buscam se informar, obter conhecimento e tirar suas próprias conclusões, correm o risco de tornarem-se o que popularmente se chama de “Maria vai com as outras”. O presidente Bolsonaro é um homem de Fé e Família, e foi eleito com esse discurso, aliado a sua sinceridade. Desde o primeiro dia do seu mandato ele vem sendo perseguido, até por aliados da primeira hora, que acreditaram que ele era apenas mais um enganando o povo, mas quando viram que não era bem assim, o traíram. Mas já se vão dois anos e meio, sem corrupção nem roubo no governo, e o desespero está lavando os antigos corruptos e ladrões a manipular uma fraude nas próximas eleições. Mas isso não vai acontecer porque o povo brasileiro está com ele e Deus também.

A voz interior

“Os conselhos ajudam, não há dúvida. Mas não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa de nossa consciência, que é a voz de Deus dentro de nós. Não se deixe enganar: só você será o responsável pelo caminho que escolher. Ninguém poderá prestar contas por você. Procure, portanto, viver acertadamente, de acordo com sua consciência”.

Do livro: Minutos de sabedoria . Autor: C. Torres Pastorino.

Malala

         Essa semana comemorou 24 anos a paquistanesa Malala, que aos 17 anos ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ela levou um tiro na cabeça disparado por terrorista do Talibã, porque insistia em frequentar a escola, o que era proibido pelo governo cruel e ignorante do Talibã. Malala sobreviveu, escreveu o livro “Eu sou Malala”, e foi feito um documentário sobre ela, que continua sua luta por libertação de meninas vítimas de ditaduras cruéis, ignorantes e sanguinárias. Pois é. Quem nasceu pra ser Greta Thumber nunca chegará a Malala.

O “Touro” na Libertadores

         O destino prega peças nas pessoas. No futuro um viciado em apostas, desafiará um oponente que ousar duvidar do fato do Fluminense de Feira ter disputado uma Libertadores da América. Mas ele provará (embora a internet rapidamente o desminta) exibindo a foto do placar do jogo. No jogo de terça-feira passada (13), antes da bola rolar, o placar do estádio do clube argentino exibia um escudo do Fluminense de Feira Futebol Clube, quando na verdade quem jogava era o Fluminense do Rio de Janeiro. Triste ironia. O fato aconteceu justamente no ano em que o “Touro do Sertão” foi rebaixado à segunda divisão do melancólico Campeonato Baiano.


Feminismo

Esse negócio de Feminismo ou Machismo, como todo “ismo”, mais atrapalha que ajuda. Eu considero “seres humanos”, “pessoas”, sem qualquer distinção. Quando começou o movimento Feminista, que objetiva a libertação da mulher do jogo do homem, pregando-se a igualdade de direitos e deveres, era uma luta válida, e culminou com a libertação das mulheres que conquistaram a paridade que desejavam. Mas, como disse um ex-presidente militar do Brasil, “a Liberdade” se cultiva todos os dias”. É como um jardim que se planta e que se não for cuidado diariamente, vai definhando e morre. O Feminismo tomou outros rumos e formas, e não é mais nem a sombra do que um dia foi o movimento Feminista. Vejam o que diz uma mulher neste vídeo:


Dá cadeia e multas pesadas

         Não se deve brincar com coisa séria. Um cozinheiro de um hotel onde o presidente Bolsonaro iria se hospedar, usou as redes sociais para destilar o seu ódio contra o presidente. Disse ele: “E ainda tenho que cozinhar para este diabo. Dá vontade de botar veneno de rato na comida dele”. Alguém leu e postou: Se você fizer isso eu te dou R$ 1 milhão”. A conversa foi interceptada e agora eles estão em maus lençóis. Vejam no vídeo:


Candidata

         O Rio de Janeiro, o Estado da ex “Cidade Maravilhosa”, já teve quatro governadores presos nestes primeiros 20 anos do século XXI. Para 2022 o PT está lançando uma candidata que faz jus à sua fama. Vejam no vídeo:

Dica Musical

A minha dica musical dessa semana é “Deus”. Com The Fevers. Apesar de ter sido feita na segunda metade do século passado, a letra permanece atualíssima. “Deus, vem me ajudar, pois estou só aqui. Diga por que já não existe amor. Deus, perdoe meu mundo, ele não sabe, que esqueceu o amor”. E é o que está acontecendo mesmo. Aquela estória de “Ame ao próximo como a ti mesmo” já foi pras cucuias faz tempo. As pessoas vivem na base de “tudo é nosso, nada deles”. Qualquer discordância é motivo de briga, e qualquer argumentação vira discussão e cria desafetos. Mas, o compositor ainda tem esperança, e pede. “Deus, ensine o caminho, pois ele sozinho, não sabe aonde ir”. É um clássico dos tempos da Jovem Guarda.


Philosopher

“Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio”. (Anônimo)

         A Palavra tem uma força inacreditável, e uma vez lançada não há como ser recolhida. Gastamos muitas palavras e, na maioria das vezes, não dizemos quase nada. Há pessoas que, em determinados momentos, fazem um silêncio que é de uma eloquência perturbadora. O filósofo Sócrates ensinava que, antes de dizer alguma coisa, comunicarmos algum fato, é preciso que passemos pelas Três Peneiras. A primeira é a da Verdade. O que vamos dizer é verdade? Confirmamos a veracidade do fato antes de falar? A segunda é a da Bondade. O que vamos dizer é uma coisa boa, útil? A terceira é a da Necessidade. O que vamos dizer é necessário mesmo que seja tornado público? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Caso contrário, será melhor que se cale, pois assim o seu silêncio terá sido melhor que suas palavras.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali num lugar tão silencioso que poderei ouvir as árvores respirando e as pedras pensando

Nenhum comentário: