domingo, 11 de julho de 2021

O inventor do helicóptero

O russo Igor Ivanovich Sikorsky, é considerado um dos maiores inventores da aviação do mundo. Aos 22 anos em Kiev, sua terra natal, ele bateu recorde mundial de voo com um aparelho por ele mesmo desenhado. Sikorsky fugiu para os Estado Unidos, após a revolução vermelha e, 30 anos depois, na década de 40, projetou e construiu o primeiro aparelho aéreo denominado Helicóptero - o VS-300. O famoso inventor russo, era uma homem de  baixa estatura, franzino, branco, bigodinho fino, de extrema educação, pois jamais levantava a voz para alguém, mesmo em momento de extrema tensão.

Uma resposta inteligente

Certa vez um pai preocupado com o futuro do filho questionou ao presidente  de uma universidade norte-americana, se ele não poderia simplificar o currículo escolar para que o jovem “pudesse ir por um caminho mais curto” obtendo esta sábia resposta: “Tudo depende do que o senhor         queira fazer do seu filho. Quando Deus quer fazer um carvalho, leva cem anos. Quando quer fazer uma abóbora, leva apenas dois meses!”

O sistema braile

Louis Braille, o francês que criou o sistema Braille, possibilitando aos cegos ler, nasceu na aldeia de Coupvray. Era um garoto alegre e feliz até que em 1812 pegou duas sovelas afiadas do pai e saiu correndo. Tropeçou e teve  uma das vistas perfuradas, depois perdeu a outra visão ficando completamente cego. Passou a andar com uma bengala e pelo número de batidas no chão ia até determinados pontos próximos de sua casa. Aos 10 anos foi para uma escola de cegos em Paris, onde atuava Valentim Hauy, pioneiro na luta para que cegos pudessem ler. Já era professor de uma escola para cegos quando criou o código com símbolos, o Sistema Braile até hoje usado.

Ser pai é dureza!

Se você acha que ser pai é uma responsabilidade muito grande fique tranquilo. O homem pode se considerar feliz, já que suas tarefas como pai são extremamente leves em relação a alguns outros animais. Na vida do kiwi, ave da Nova Zelândia, a fêmea põe os ovos e o macho os cobre durante 80 dias. O kiwi macho perde metade do peso durante a vigília. O macho de uma espécie do peixe tilápia, durante o período de incubação - duas semanas -, não pode comer porque carrega os ovos na boca. Há um sapo europeu que carrega os ovos da fêmea durante três semanas nas pernas, período em que não pode saltar. O cavalo marinho carrega os ovos e supre os filhotes com o oxigênio do seu próprio sangue, numa bolsa do abdome, durante 40/50 dias, até que os filhotes possam sair!

Far-west - um cenário de sonhos.

O velho oeste norte-americano, até hoje lendário, místico e romântico, que já rendeu centenas de filmes, livros, revistas e músicas, talvez não tenha sido exatamente assim. Foi um período relativamente pequeno, logo após a guerra civil dos E. Unidos, quando enormes manadas de bois foram relocadas do Texas para Montana, Kansas, Wyoming, Arizona e Novo México. Centenas de milhares de bovinos morreram devido ao rigoroso inverno de 1886/1887, mas a dureza enfrentada pelos pioneiros na luta contra a natureza, os índios, aventureiros e bandidos construiu o cenário que até hoje povoa a nossa imaginação. Todavia, vale lembrar que muitos heróis e bandidos do far-west existiram mesmo!

Ratos causaram a peste negra

Em janeiro de 1.348, portanto há a 673 anos, três navios carregados de especiarias do Oriente, chegaram ao porto de Genova na Itália. Marinheiros desceram e muitos ratos também, juntando-se aos roedores que já existiam. Dias depois a população começou a verificar o grande número de ratos mortos pelas ruas da cidade. Ninguém se preocupou já que as ruas das cidades medievais eram imundas, cheias de porcos, ratos e insetos como pulgas. Em meio a essa vida onde a higiene não existia surgiu a Peste Negra, ou seja: a peste bubônica, transmitida ao homem pelo rato, através da pulga. Ricos e pobres, das cidades e zona rural da China a Índia pereceram dessa horrível praga, considerada “a maior catástrofe da humanidade”. Em todas as cidades da Europa a Peste Negra matou mais pessoas do que a bomba atômica lançada em Hiroxima no Japão.

 

Nenhum comentário: