domingo, 5 de junho de 2011

Como manter um amor?


Muita gente me pergunta qual é a fórmula para manter um casamento de 31 anos e vivermos como namorados. Daí resolvi escrever sobre o assunto. 

Não há uma fórmula mágica para isso. Há, sim, a magia do amor. Quando temos um amor sincero, uma união sincera, as energias que se fazem são extremamente benéficas ao nosso organismo, nos rejuvenesce, e nos dá forças para enfrentar os problemas que temos aqui neste mundo. E olha que nestes 31 anos não foram poucos.

Eu e Cristóvam convivemos há 32 anos como profissionais e 31 como marido e mulher. Começamos a namorar em abril e em junho decidimos dividir também o espaço físico, já que os do coração já dividíamos desde que começamos uma amizade. Mas, dividíamos para somar. Além das despesas, dividíamos os bons e maus momentos. Daí somávamos e as coisas boas se multiplicavam. Até hoje é assim. Não existe eu e tu, existe nós. O meu e o teu, mas, nosso. Nossos problemas, nossas vitórias, nossos bens, filhos, netos... 


Claro que neste período tivemos crises. Brigamos como todo mundo que tem um longo relacionamento. Mas, contabilizamos muito mais momentos felizes. Foram muitas as tentativas de nos separar. Causamos inveja a algumas pessoas que não sabem amar. Pessoas egoístas, más. Porém, sempre que aconteceu algum episódio deste tipo, nós saímos mais fortalecidos em nosso amor. As pessoas não entendem porque nós, que já vivemos mais de meio século, mais de três décadas juntos, ainda andamos pelas ruas de mãos dadas, trocamos beijos em público, nos abraçamos e declaramos nosso amor a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que tenhamos vontade. É impressionante, mas, isso incomoda as pessoas. 

Estamos comemorando 31 anos de união e estamos mais apaixonados do que nunca. Em plena lua de mel. Passamos a maior parte do nosso tempo um ao lado do outro, já que temos a mesma profissão e trabalhamos em casa. Saímos juntos sempre que possível para reuniões, encontros e não cansamos disso. Sabe por que? Porque entre nós existe um amor puro e verdadeiro. Um amor que não é só dessa vida. É um amor infinito. E nada nem ninguém vai mudar isso. O que Deus uniu, o homem não separa. Portanto, somente o Supremo Arquiteto do Universo pode nos separar. Como eu acredito que a vida não é só aqui, creio que nem a morte vai nos separar.

Mas, respondendo a pergunta de como a gente consegue se manter juntos no sentido real da palavra, eu diria que para uma união ser duradoura é preciso ter confiança, compreensão, respeito, doação, cumplicidade. E tudo isso só é possível quando há um verdadeiro amor. Não aquele amor apenas carnal, mas, o amor espiritual. Esse sim é eterno. 'Se você quer muito alguma coisa, deixe-a livre. Se ela voltar será sua para sempre'. Com o amor também é assim. Pode acontecer idas e vindas. Mas, se é um verdadeiro amor, nunca acaba. Adormece para acordar maior e mais bonito.

Pensando assim, perseverando e, acima de tudo, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, posso afirmar, sem medo de errar, que sou muito feliz e que tenho um amor eterno.

Maura Sérgia

Nenhum comentário: