quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alex Ferraz


SURREAL
O Jardim Zoológico de  Salvador anuncia exposição fotográfica para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Bem, o curioso, para não dizer surrealista, é um zoo comemorar meio ambiente, com tantos animais encarcerados. Êita!

Peça uma ajudinha a Cachoeira, Cabral!

O Rio de Janeiro que vai receber a Rio+20 na próxima semana, que será um dos palcos da Copa de 2014 e sediará as Olimpíadas de 2016, continua um caos. De um lado, a violência avassaladora. Do outro, o mais absoluto desdém pela saúde pública. Basta relacionarmos três notícias de ontem.
Primeiro, o Hospital Clementino Fraga, que vem a ser o hospital escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está literalmente caindo aos pedaços, com teto desabando, mofo por toda parte, falta de médicos e ausência de equipamentos básicos. Incrível.
Depois, tem o famoso Souza Aguiar, onde os médicos e enfermeiros confessam que atendem “aos casos mais urgentes”, deixando de lado uma pequena multidão que também precisa de emergência, mas não estaria (?) ainda à beira da morte. Faltam médicos, enfermeiros e equipamentos, além de as instalações estarem caóticas.
Em seguida, vem o Hospital Rocha Faria, onde a situação chegou a tal ponto que, falando para câmeras de TV, uma médica desabafou: “Não tenho como atende ninguém nesta porcaria! Falta tudo aqui! Não podemos fazer nosso trabalho!”
Prezados leitores, esta a situação que reina na segunda maior cidade do país, capital de um estado que também esqueceu de vez os milhares de desabrigados da tragédia de 2011, quando, na região serrana, morreram mais de mil pessoas devido às chuvas. É também a mesma capital onde bandidos do crime organizado vêm sendo mandados de morro para morro, enquanto se apregoa a “pacificação”. É a terra do Cabral que ainda não descobriu o Brasil.

Já não será
sem tempo (I)
Está rolando em Brasília projeto de lei apresentado pelo deputado Carlos Brasileiro (PT) pretende proibir estabelecimentos comerciais de emitir tickets ou cupons que contenham aviso ao consumidor sobre isenção de responsabilidade em casos de danos relacionados à permanência de veículos no estacionamento dos referidos locais. A medida terá validade tanto para estacionamentos gratuitos quanto pagos.
Ora, mas que beleza! Na verdade, sempre achei surreal um estacionamento cobrar e avisar que não se responsabiliza pelo carro nem pelo que está dentro dele.

Já não será
sem tempo (II)
Na verdade, se o ticket do estacionamento adverte para a não responsabilidade do local em relação à integridade do veículo, isso significa que seu carro pode ser arrombado, ou mesmo roubado, e o estacionamento nem tchuns! Desse jeito, é melhor deixar na rua mesmo.

Caos total na Cardeal
A Avenida Cardeal da Silva, por sua configuração (pista simples de mão dupla), já é conhecida de há muito pelo trânsito lento e irritante. Agora, no entanto, a coisa piorou: surgiu uma escola de nome Gurilândia, onde, ontem pela manhã, por exemplo, filas de carros de pais de alunos e um ônibus da empresa Águia Branca tomavam, literalmente, toda uma pista. O curioso é que havia três agentes de Transalvador, em duas viaturas (carro e moto), orientando os pais e protegendo o ônibus, enquanto o trânsito simplesmente ficava paralisado. Um absurdo!

Marta Suplicy se revolta (I)
A senadora não foi ao lançamento oficial da candidatura de Haddad à prefeitura de São Paulo, momento em que foi “repreendida” pelos xiitas petistas. Aí, eles baixaram o tom e Lula convidou Marta a entrar na campanha. Ela voltou a dizer não. Hum, pelo visto tem petista nobre descobrindo que o PT não tem (ou não deveria ter) dono...

Marta Suplicy se revolta (II)
Segundo consta, não teria sido apenas uma coincidência que no próprio sábado, enquanto acontecia o encontro do PT, a equipe da senadora postou em seu site oficial um artigo intitulado “Travessia”, que abre com um poema de Fernando Pessoa. “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. 
E o texto concluía assim: “As certezas e os sonhos a serem descartados são o mais difícil na travessia. A isto se refere Fernando Pessoa em poucas linhas. Largar as roupas que nos levam aos mesmos lugares.” Brilhou!

1 FESTA - O “Forró do Fuá”, festa destinada apenas para fornecedores de eventos sociais e convidados, acontece a partir das 20h do próximo dia 13, no Espaço Villa Eventos, no Parque Costa Azul. 

2 MINISTRO - O ministro do Tribunal Superior do Trabalho  Luiz Philippe Vieira de Mello Filho ministrará palestra gratuita com o tema “Uma visão sobre as alterações recentes na jurisprudência e no direito ao trabalho: A perspectiva da hermêneutica no Estado Constitucional”, no dia 15 próximo, no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no Comércio. 

3 CLIPES - A  ACBEU promove o concurso de clipes Acbeu TeensV Clips. Para participar, os alunos devem selecionar uma música, criar seus próprios clipes em inglês e postar os vídeos no Facebook até a próxima sexta-feira, dia 8. Mais informações: http://www.acbeubahia.org.br/outros/ACBEUTeensVClips-Regulamento.pdf. 

4 TELEVISÃO - Acontece de 8 a 10 próximos, com o ator, cineasta e diretor Aldo Avilez, o “Curso Livre de Interpretação para TV”. Mais informações: (71) 3491-1438/ 9951-5067/ 9250-9868/ 8103-4365 ou www.vogueagencia.com.br 

5 DESIGN - A 4.ª Semana de Design de Interiores do Curso Superior de Decoração da Escola de Belas Artes da UFBA acontecerá de 11 a 14 próximos, no Teatro Martim Gonçalves da Escola de Teatro.


Nenhum comentário: