sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alex Ferraz

LAMENTÁVEL
É triste ver a Universidade Federal da Bahia, de tantas tradições, despencar no ranking do setor na América Latina. Mas quem olha, por exemplo, para a situação a que chegou a Faculdade de Direito, entende...
 
A Agerba precisa sair de cima do muro
 
Embora este São João, este ano, caia num final de semana e isso, certamente, irá reduzir a quantidade de pessoas que sairão de Salvador para curtir a festa no interior, não há dúvida de que haverá um volume considerável de viagens, o que, também certamente, levará à procura do transporte clandestino. O assim chamado transporte clandestino, na verdade é uma atividade informal que supre as eternas deficiências do nosso deteriorado sistema de transporte público.
Porém, em dias recentes, quando da greve dos motoristas de ônibus de Salvador, a Agerba, agência que fiscaliza o transporte na Bahia, praticamente legalizou esse tipo de transporte, pelo menos enquanto solução emergencial para o caos que gera uma greve nos coletivos. Daí que, abrindo esse precedente, ficou em posição delicada para exercer uma repressão aos clandestinos.
Isso cria uma situação dúbia, onde a Agerba finge que não vê e o pessoal do transporte clandestino finge que a Agerba não existe. Ora, tal contexto provoca um vazio de fiscalização que pode ser muito perigoso para quem usa o sistema não legal.
Então, o que se espera é que, já que a Agerba reconheceu a importância desse sistema “alternativo” no período da paralisação dos meios considerados legais, providencie com urgência a legalização dos que se enquadrem nas exigências e, assim, amplie a oferta de transporte para a população. Veremos...
 
Caos no
Roberto Santos
Amigo que levou o pai para atendimento de urgência no Hospital Roberto Santos, esta semana, ficou apavorado com o que viu (e fotografou, com o celular). Corredores lotados, sujeira e mau cheiro.
Será que esse tipo de coisa não acaba nunca?
 
Frase:
A Agerba precisa tomar uma decisão urgente a respeito do transporte clandestino
 
O reino da
impunidade
Chocante saber que há pelo menos 8.500 investigações de homicídios e tentativas de homicídio, na Bahia, ainda sem qualquer conclusão.
A situação alimenta a sensação de impunidade e, consequentemente, a radicalização da população em busca de fazer justiça com as próprias mãos. Terrível!
 
Uma situação
misteriosa...
Uma instituição beneficente, que presta assistência a idosos, está com uma atitude estranha: não recebe cheque com o nome da instituição - Abrigo Dom Pedro II. É algo inédito, incompreensível, que inibe os interessados a fazer doações.
 
Urge mais
fiscalização
A explosão de barracas de fogos em Eunápolis, anteontem, chama a atenção para a situação surreal do comércio de fogos em Salvador, com pontos de venda instalados na margem da mais movimentada avenida da cidade, a Paralela.
Seria de bom tom que bombeiros e prefeitura intensificassem a fiscalização na área, a fim de evitar uma tragédia. E pensassem em local mais adequado para o próximo ano.
 
Uma situação anacrônica...
Em pleno século 21, milhares de pessoas pobres moram, desumanamente, sem saneamento básico nem infraestrutura, em palafitas (estacaria que sustenta as habitações). Pasmem: essa gente da pobreza divide o miserável espaço com enormes ratos, baratas e outros bichos assustadores. Como se vê, tanto os governantes como os políticos não estão nem aí para esse gravíssimo problema social. 
Pois é: se o nosso Brasil fosse uma sociedade avançada e uma tivesse política séria, com certeza, todo mundo teria uma morada decente e uma vida civilizada. Quem sabe um dia! Hum...
 
1 CONCERTOS - Na próxima segunda-feira, o programa Neojiba promoverá a terceira apresentação da série de concertos de Música de Câmara em 2012, às 20h, na Sala do Coro do TCA. Entre as participações estão o Trio de Trompas, e o Grupo de Metais e de Percussão, que executarão obras de grandes compositores como Anton Reicha e Camille Saint-Saëns. 

2 LEITURA
- Visando contribuir para o processo da Política Estadual de Promoção do Livro e Leitura para as bibliotecas públicas, comunitárias, rurais e escolares, além de favorecer o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura, o Fórum Baiano do Livro e da Leitura realiza amanhã, às 9h, assembleia aberta ao público, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris).

3 FILOSOFIA
- Neste sábado, às 14h, na Faculdade 2 de Julho (Garcia), o professor Germano Machado abordará o tema: ”Mundividência entre Filosofia e Religião”. Depois, o radialista e sonoplasta  Guilherme Lima proferirá palestra com o tema  ”Comunicação x Alcoolismo”. Em seguida, sarau poético.

4 TRABALHO
- Uma mesa-redonda, hoje, das 9 às 12 horas, na sede do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, vai debater a questão do trabalho infantil sob os recortes de gênero e raça. Esta será a primeira vez que o tema terá este tipo de abordagem, através dos palestrantes Marcos Rezende (historiador) e Daniele Costa (coordenadora da União Brasileira de Mulheres/Bahia. i.

Nenhum comentário: