quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dormir de conchinha diminui o estresse

Ainda no embalo de amor do Dia dos Namorados, o CIÊNCIA MALUCA traz uma notícia boa: dormir de conchinha alivia o estresse.

E a culpa disso é dos hormônios. Segundo pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, dormir ao lado do parceiro diminui o nível de cortisol no sangue – o hormônio do estresse.

Isso porque você se sente mais protegido e seguro quando dorme com alguém. Aí, o corpo, relaxado, não vê muito sentido em produzir tanto cortisol (hormônio liberado em situações de risco, quando o organismo fica em alerta, pronto para correr ou lutar contra o perigo).

Além de diminuir o estresse, dormir de conchinha também estimula a produção de ocitocina (liberado, principalmente, durante o sexo). A vantagem é que este hormônio combate inflamações e ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor.

Vale lembrar que para nós que vivemos no Brasil, principalmente no Nordeste, isso só funciona no inverno, porque com uma temperatura acima dos 25ºC já fica meio complicado dormir agarradinho o tempo todo.

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário: