sábado, 23 de junho de 2012

Alex Ferraz


Amnésia
Mal se chega a um documento final da Rio + 20 e os que se lembram dos resultados pífios da Rio 92, vinte anos atrás, já prenunciam que tudo será “esquecido” de novo. Então, meus caros, em vez de aquecimento, o problema é de esquecimento global...

Ainda há quem se envergonhe...

Enumerar aqui os acusados de corrupção pesada, neste país, nos últimos 20 anos, seria um trabalho monumental e demandaria diversas páginas do jornal. Podemos nos lembrar, vagamente, que de FHC a Lula, passando por Sarney, Renan Calheiros, Collor, Palocci, José Dirceu, ministros outros diversos, parlamentares inúmeros, uma pequena multidão de políticos e/ou governantes foi atingida por esse tipo de acusação, sempre com fundamento, para não falar de provas contundentes.
 Fácil seria listar os que se sentiram envergonhados com isso e adotaram atitudes que demonstrassem arrependimento ou desespero diante da difamação nacional e internacional gerada pelos seus atos. Talvez não enchesse uma linha...
 Isto é Brasil, sem dúvida.
 No entanto, lá fora é diferente. E não falo de países grandes e ricos, mas há casos simples. Por exemplo: o ex-primeiro-ministro da Romênia Adrian Nastase. Ele foi acusado de utilizar recursos ilegais para financiar sua campanha nas eleições presidenciais de 2004. O julgamento foi encerrado ontem e a sentença foi uma condenação a dois anos de prisão. Cumprindo ordem judicial, a polícia foi à casa de Adrian para prendê-lo e ele, desesperado, tentou suicídio atirando na garganta. Não morreu e nem corre mais risco, mas ficou bastante ferido.
 Ora, certamente Adrian Nastase ficou tremendamente envergonhado com a situação e deve, claro, ter imaginado o que pensariam dele filhos, mulher, amigos, correligionários, enfim, a população romena, diante de situação deveras humilhante.
 Corta para o Brasil, onde corruptos explícitos não só continuam corrompidos e corrompendo, como desafiam a Justiça e dão risadas de puro deboche na cara do cidadão que trabalha meses para encher os cofres do governo com dinheiro do qual boa parte vai para a corrupção.
 Esta, senhores, é a diferença entre ter e não ter caráter. A um homem que, flagrado em erro, prefere tirar a própria vida a passar pela provação da humilhação pública, não se pode negar esta magnífica qualidade humana que é o caráter. É isso aí...

Nossos titios
do rock
Os Rolling Stones encerrarão sua carreira (50 anos!) em 2013, como uma apoteótica apresentação no Festival de Glastonbury. A informação é do jornal inglês “The Mirror”, que citou fontes próximas ao grupo.
Tomara que seja uma “despedida” igual àquelas inúmeras que a grande Dercy Gonçalves fez, ao longo de anos, antes de sair de cena de vez.

Pelegrino
abre o verbo
O pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, será entrevistado hoje, a partir das 10 horas, na rádio CBN (100,7), com perguntas do coordenador de jornalismo da emissora, Emmerson José, e deste modesto colunista.
Promete ser um papo quente!

São João na
BA-099
A expectativa da Concessionária Litoral Norte (CLN), que administra a Estrada do Coco e Linha Verde, é de que, aproximadamente, 60 mil veículos transitem pela BA-099 entre hoje e o próximo domingo (24). Estima-se ainda que a demanda seja de cerca de 20 mil veículos por dia.
 A CLN informa ainda que reforçou o quadro de funcionários, disponibilizando 17 auxiliares de arrecadação (papa-filas) para agilizar a passagem e o atendimento ao motorista na praça do pedágio.

Frase:
Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.
(Theodore Roosevelt)

Brasileiros
envenenados (I)
Estarrecedor: um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, baseado em informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dá conta de que a venda de agrotóxicos no Brasil teve um aumento de 190% em 2010, em comparação a 2009.
E agora, preparem-se: conforme o levantamento, cada brasileiro consome cerca de cinco quilos de venenos agrícolas por ano.  E depois ficam “sem saber” de onde vem tanto câncer...

Brasileiros
envenenados (II)
A alternativa, única, é consumir produtos orgânicos, ou seja, cultivados sem esses venenos. Mas custam bem mais caro.
 No entanto, são cada vez mais comuns nos supermercados.

Será um caso patológico?
 Reproduzo aqui trecho de magnífico artigo do jornalista Carlos Newton, corajoso escriba do blog Tribuna da Internet (antiga Tribuna da Imprensa), a propósito das diatribes recentes do ex-presidente Lula, culminando com  a aliança com Maluf:
 “Realmente, o estado de saúde psicológica de Lula inspira cuidados. Tinha uma biografia que o transformara num dos mais importantes políticos da História. Se ficasse quieto, sua imagem se fortaleceria cada vez mais, o mito só tenderia a crescer. Porém, está claro que o poder lhe subiu à cabeça. A egolatria o dominou inteiramente, julga-se dono de tudo, faz o que bem entende e acha que tudo ficará por isso mesmo.” Êita!

1 MICROS - Aproximadamente 3.200 pessoas, entre microempreendedores e funcionários, serão capacitadas pelo projeto Mão Dupla até 2013. A iniciativa, que é uma parceria entre a Concessionária Litoral Norte (CLN), a Concessionária Bahia Norte, Consócio Construtor e Sebrae, tem o objetivo de treinar e orientar microempreendedores que atuam na BA 099 e BA 093. 

2 SISU - Por meio do SiSU, a UNEB vai ofertar, neste segundo semestre, 245 vagas para 26 opções de cursos em 12 campi da universidade na capital e no interior.  As inscrições deverão ser realizadas pelo site http://sisu.mec.gov.br.

3 REDA - O Procon-BA abre vagas para contratação imediata de atendentes e analista de sistemas, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os interessados podem consultar o edital  em www.sjcdh.ba.gov.br).

4 ITÁLIA - Os baianos têm apenas os próximos dias para experimentar os sabores da Itália com um tempero da Bahia no Brasil Sabor 2012. O evento acontece até dia 30 em 37 restaurantes de Salvador, Camaçari, Paulo Afonso, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Prado, Amélia Rodrigues, Ilhéus e Cairu. Mais informações: www.brasilsabor.com.br/festival. 

Nenhum comentário: