sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pipoca faz bem ao intestino e traz benefícios aos diabéticos


Por essa você não esperava, não é mesmo?

Muitas pessoas abominam a pipoca do cardápio por acreditarem que ela é um veneno repleto de sal, gordura e uma imensidão de calorias. Mas especialistas apontam que a pipoca é um alimento que pode ser muito útil à saúde, se preparado com certos cuidados e ingerido em condições favoráveis. Nutricionistas explicam que os nutrientes do milho são preservados mesmo quando o grão estoura em altas temperaturas.

Mas mais do que um alimento gostoso e crocante, um novo estudo da Universidade de Scranton descobriu que pipoca contém mais antioxidantes do que algumas frutas ou vegetais. Os pesquisadores descobriram que a pipoca tem até 300 miligramas de polifenóis, que é um antioxidante conhecido por reduzir o colesterol e combater certos tipos de câncer. Basta ter em mente que os antioxidantes estão na pipoca em si e não a manteiga e o sal que você está derramando sobre eles.

Entre outros benefícios observados, a pipoca promove melhor funcionamento intestinal, já que uma única porção tem cinco vezes mais fibras, se comparada com a mesma quantidade, em gramas, de alface, por exemplo. Mas o efeito digestivo só acontece se o consumo for acompanhado de algum líquido, de preferência água ou suco, evitando os refrigerantes.

Como num passe de mágica, o grão duríssimo se transforma em um floco branco e macio. Nesse novo e irresistível formato, uma substância chama a atenção dos experts em saúde: o amido resistente. Esse carboidrato passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. Quem ganha com isso? Quem está no grupo de risco do diabete tipo 2, como sugerem os especialistas.

Como fazer uma pipoca saudável?

Pra fazer uma pipoca mais saudável em sua casa, não precisa esparramar o óleo na panela. É só colocar quatro ou cinco gotas para estourar os milhos. Vale aquecer o óleo primeiro na panela e depois colocar o milho. Ele estoura mais rápido.

É bom lembrar que a margarina e a manteiga não são indicadas porque saturam mais rápido que o óleo. Quanto mais saturada, pior para nossa saúde devido à gordura trans. Se for consumir a de micro-ondas, prefira as sem sabores, que têm menos sódio.

Agora você não vai pensar duas vezes antes de comer pipocas no cinema com medo de engordar. Ou reunir a família, fazer um programinha caseiro, assistindo a um bom filme, o futebol, com uma bacia de pipoca do lado e um suco natural. Afinal, elas ajudam ao seu coração. De todos os salgados analisados, as pipocas são os que contêm mais benefícios. Claro se consumir com moderação.

Informações: http://www.jasabia.com.br

Nenhum comentário: