sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

PEGOU MAL...
No dia 26 último, na cobertura das comemorações do Natal, o Jornal Nacional frsou que, em Salvador, a Missa do Galo foi celebrada mais cedo "devido a questões de segurança". Notar que foi na Caedral Basílica, que fica em pleno Centro Histórico. Pois é...

Frase: O administrador do Sindicato, Sadão Higuchi, era quem encaminhava os recursos vindos do exterior para o compadre de Lula. Sadão morreu “afogado” na represa localizada nas proximidades de Bragança Paulista (Paulo de Tarso Venceslau)

Um depoimento chocante
Transcrevo aqui trechos de depoimento do ex-petista Paulo de Tarso Venceslau, e ex-secretário de Finanças da prefeitura de São José dos Campos e atualmente diretor de redação do Jornal Contato, publicado no blog Tribuna da Internet, de Hélio Fernandes: "O nome de Paulo Okamotto nas manchetes de jornais não é novidade. A imprensa insiste em mantê-lo nos cadernos políticos quando deveria confiná-lo nas páginas policiais. É a minha opinião por tudo que conheci e convivi com essa misteriosa figura, responsável, entre outras coisas, pela administração das contas pessoais do ex-presidente, desde o tempo em que Lula presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo."
Segue: "A leitura do Estadão de terça-feira,11, me deu a sensação de estar vivendo de novo uma experiência já vivida. O chamado déjà vu. Nos meus tempos de militante, Okamotto fazia parte de um esquema paralelo ao da greve que corria solto em 1979. Seu nome constava de uma lista de dirigentes sindicais que deveriam assumir clandestinamente o sindicato, caso a diretoria eleita fosse presa pela polícia política. Nessa mesma ocasião, eu era um dos coordenadores da parte financeira do Fundo de Solidariedade que funcionava na Assembleia Legislativa de São Paulo. Chegava muita grana do exterior. O Euro ainda não existia. Mas os dólares, francos e marcos eram muito bem recebidos."
Diz mais Paulo de Tarso: "O administrador do Sindicato, Sadao Higuchi, era quem encaminhava os recursos vindos do exterior para o compadre de Lula. Sadao morreu 'afogado' na represa localizada nas proximidades de Bragança Paulista em 13 de junho de 1998, em plena campanha eleitoral. Lula fez questão de suspender todas as atividades para participar das buscas. Quem conhece a represa, como eu conheço, não consegue entender o que aconteceu. Sadao morreu afogado, mas tinha uma contusão na cabeça. Ele teria caído n’água e o barco teria se chocado com ele. Pequeno enorme detalhe: tratava-se de um bote inflável."

Ainda sobre
Okamotto (I)

O ex-petista segue denunciando que "em 1992, o PT elegeu vários prefeitos no estado. Indicado por José Dirceu e Aloísio Mercadante, assumi a secretaria de Finanças de São José dos Campos. A empresa CPEM, representada pelo compadre de Lula, era a maior credora da prefeitura então comandada pela futura bailarina Ângela Guadagnin. Auditoria externa que contratei comprovou uma série de irregularidades. Informado pessoalmente por mim, Lula convocou Okamotto e ordenou que ele me acompanhasse em uma conversa com seu compadre. Ou seja, enviou-me para conversar pessoalmente com o acusado."

Ainda sobre
Okamotto (II)

E segue: "Por outro lado, na mesma ocasião, Okamotto circulava pela prefeitura de São José em busca de lista de empresários credores. Ele não ocupava qualquer cargo no paço. Era evidente que buscava recursos paralelos, com anuência da então prefeita.
No mesmo dia em que a auditoria externa encerrou seus trabalhos e me enviou o relatório fui exonerado sumariamente a pedido de Paulo Okamotto e Paulo Frateschi, segundo me relatou a própria prefeita. Algumas semanas antes da exoneração, sofri um atentado na então Rodovia dos Trabalhadores, hoje Ayrton Senna. O carro ocupado por três homens enormes tinha chapa fria, conforme informou a Polícia Civil onde registrei o Boletim de Ocorrência. Detalhe: o carro em que me encontrava era dirigido por um funcionário de carreira da prefeitura, que urinou nas calças, literalmente." Vixe!

Sem céu de
brigadeiro (I)

O brasileiro que se acostumou a viajar de avião pagando pouco pelo bilhete pode se preparar para um 2013 de passagens mais caras. Analistas avaliam que o preço médio das tarifas dos voos domésticos deve subir entre 8% e 10% no ano que vem, dando alívio às companhias aéreas, que enfrentaram prejuízos bilionários em 2012. Com isso, há quem já fale em queda na movimentação de passageiros em 2013. Para este ano, é esperada uma desaceleração no ritmo de expansão para cerca de 7,5% no número de pessoas que embarcam e desembarcam nas rotas nacionais, após três anos de dois dígitos de crescimento.

Sem céu de
brigadeiro (I)

O reajuste será resultado do corte na oferta de assentos nos voos domésticos pelas duas maiores empresas do setor, TAM e Gol, e da maior concentração do mercado. A TAM anunciou que reduzirá em 7% sua oferta em 2013. A Gol deve fechar 2012 com diminuição de 4,5% e prevê novo corte de 5% a 8% no primeiro trimestre do ano que vem. O movimento já foi captado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em outubro (último dado disponível), houve queda de 2,13% na oferta de assentos nacionais, após oito anos de crescimento para o mês.

Uma réplica
de 1950?

Deu no Estadão: "Obras atrasadas, sedes escolhidas por motivos políticos e incertezas até o último momento. Essa poderia ser a história da Copa de 2014. Mas, na realidade, são acontecimentos que marcaram a outra Copa do Mundo que ocorreu no Brasil, a de 1950, símbolo do esforço de um país para se projetar pela primeira vez internacionalmente. Um levantamento realizado por quatro pesquisadores e jornalistas - Beatriz Ferrugia, Diego Salgado, Gustavo Zucchi e Murilo Ximenes - revela como o Mundial de 1950 foi preparado, suas intrigas políticas e desafios. O futebol era outro. O Brasil certamente também era outro e a própria Fifa não é a megapotência que hoje controla o maior esporte do planeta."

VESTIBULAR - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia informa aos candidatos do Processo Seletivo 2013 que a data da prova será no domingo, 6 de janeiro, para todos os cursos superiores e técnicos (modalidades subsequente, integrada e Proeja - Educação de Jovens e Adultos). Os locais de prova podem ser consultados no sitewww.ifba.edu.br.
SHOPPING I - O Shopping Center Lapa funcionará no período até amanhã, das 9h às 21h. Nos dias 30 e 31, as lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 9h às 18h. Em todos os dias, o cinema seguirá a sua programação normal. No dia 1º de janeiro, o shopping estará fechado.
SHOPPING II - Já Shopping Paseo terá seu horário de funcionamento modificado neste final de ano. Na segunda-feira, 31 de dezembro, o centro de compras funciona das 9h às 15h, e na terça-feira, 1º de janeiro, as lojas e serviços estarão fechados, enquanto as operações de alimentação abrem às 12h. O Cine Vivo, no mesmo dia, funciona normalmente, de acordo com a programação do Circuito Saladearte. No dia 2 de janeiro, o shopping abre normalmente, das 9h às 21h.

Nenhum comentário: