quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O lado bom da dor


Atualmente está em voga as tendências naturais longe da poluição, do trânsito neurótico, da violência, etc. Então vamos entrar no mundo do faz de conta e imaginar que somos nativos, vivendo numa tela, em quatro dimensões, pintada pelo Criador.

Nesse mundo natural também existem responsabilidades e como nele não existe supermercados nem geladeira, para conseguirmos as 3 refeições diárias a que estamos acostumados, a coisa ficaria assim:
- ... a turma da esquerda deve caçar 3 antílopes para o almoço. A turma da direita vai pro outro lado e deverá trazer 20 kg de raízes e 2 litros de mel para o jantar. As meninas deverão providenciar frutas maduras e leite de búfalo para o café da manhã. Outra coisa, amanhã levantaremos cedinho para repetir tudo isso de novo.

Dessa maneira nenhum grupo nativo conseguirá manter a tradição de se alimentar 3 vezes ao dia.
Em 1999, pesquisadores japoneses descobriram duas enzimas. A "Grelina" que é produzida pelo nosso estômago e pâncreas para estimular nossa vontade de comer e a "Leptina" que tem a função de neutralizar a ação da Grelina quando o estômago estiver abastecido. Se isso não acontecer haverá mais um obeso sobre a terra.

O nosso corpo moderno, devido a facilidade para se conseguir alimento, ficou configurado a produzir "Grelina" de 3 a 6 vezes por dia. Pela manhã, no café, meio dia, no almoço e a noite, no jantar. Isso fora os lanches durante o dia..

Agora, de estômago cheio, é só se preparar para a digestão.
Se a alimentação foi à base de vegetais e frutas esse alimento demora em torno de 30 minutos a 1 hora  para ser transformado em quimo. Se no meio desse alimento tiver proteína animal e alimentos que precisaram ser cozinhados eles poderão demorar de 4 a 12 horas para sair do estômago.

Depois desse tempo o alimento ainda passa de 12 a 48 horas entre o duodeno e o intestino delgado para liberar os nutrientes para o organismo.

Agora vem a pergunta: Se o que nós comemos hoje, praticamente só vai ser absorvido pelo nosso organismo no dia seguinte, porque nos alimentamos de 2 em 2 horas?

Nos nativos de antigamente a "Grelina" era produzida toda vez que seu organismo estivesse precisando se nutrir e não quando o estômago estivesse vazio. Assim, eles podiam se alimentar até de 2 em 2 dias e se manterem saudáveis.

Esse processo é o mesmo usado pelos animais selvagens, principalmente os predadores. Eles não podem abater três presas todos os dias.

Além da "Grelina" o nosso corpo também processa uma coisa benéfica chamada "Dor" para nos informar que alguma parte de nosso corpo está precisando de ajuda ou que alguns de nossos chakras e meridianos estão em desequilíbrio.

Chakras são captadores de energia vital (alimento energético) e meridianos são os canais por onde essa energia circula irrigando nosso corpo.

A dor não é doença, mas, poderá sê-la se seu equilíbrio energético for negligenciado. Nesse caso a pessoa tem duas opções. Se a dor já se transformou em doença ela deve procurar um médico, porém, se a dor está apenas se comportando como um aviso, o melhor é se prevenir procurando algum grupo espírita ou espaço holístico para fazer o equilíbrio dos Chakras e desbloqueio dos meridianos através de passes ou terapias complementares.

Conrado Dantas

Nenhum comentário: