sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O mundo acaba nesta sexta-feira (?)


          Segundo interpretações da "profecia maia", o fim do mundo está previsto para esta sexta-feira, dia 21 de dezembro. A ideia de que uma hecatombe mundial de grandes proporções se abateria sobre a raça humana na entrada do equinócio de inverno, que ocorre na mesma data, vem sendo alimentada pelo menos há quatro décadas. Porém, nos últimos três anos a previsão ganhou força, polarizando entre aqueles que acreditam piamente no fim dos tempos e os mais céticos.
         As interpretações de que o fim do mundo ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012 partiram de dois monumentos maias: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (no Estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo. Além disso esta sexta-feira é o último dia do calendário criado pelos maias. Ou seja, não há registro do que viria depois disso. Na antiga civilização maia, as chamadas 'Estelas' são colunas nas quais se marcavam as datas de eventos importantes. Os monumentos também serviam como método de propaganda da elite política e religiosa. No caso da Estela 6 e da Estela 1, o objetivo era associar datas "míticas" aos sucessos e governos da época para criar coesão e controle social.

Quando começou a profecia?
         Interpretações das "profecias maias" começaram a se tornar populares nos anos 70 entre pequenos grupos europeus e americanos, que, no calor do movimento nascente da Nova Era, se aproveitaram das recentes descobertas na zona maia da península de Yucatán para criar uma filosofia de vida e, em muitos casos, um negócio lucrativo. De um lado da moeda, vários grupos dizem que o dia 21 de dezembro registrará um movimento especial de planetas, mudanças na forma em que o homem se relaciona com o seu ambiente e uma transformação mental e espiritual da raça humana, que vai alcançar seu auge nesse dia. No outro extremo, estão aqueles que dizem que, na data, desastres naturais, crises políticas e econômicas e as guerras travadas ao redor do globo causarão a derrocada da civilização moderna. Para eles, os maias teriam deixado suas marcas para nos alertar sobre tais eventos.
         Grupos como o Ascensión Nueva Terra e Cambio Nueva Consciencia asseguraram que os maias previram que um raio de luz do centro da galáxia irá impactar o sol no dia 20 de dezembro de 2012, mudando sua polaridade, o que terá efeitos devastadores sobre a Terra. Os entusiastas do fim do mundo sugerem, ainda, uma série de medidas para se preparar para "enfrentar o caminho final para a nova luz". Essa série de previsões levou muitas pessoas ao redor do mundo a estocar alimentos, construir refúgios e dirigir-se a terras que pertenceram à civilização mesoamericana.
         Segundo arqueólogos e cientistas que trabalham no estudo de civilizações antigas, os maias não faziam profecias e muito menos queriam deixar previsões para gerações futuras. Os maias apenas determinavam o destino de uma pessoa ou de uma cidade com base no seu calendário e em suas crenças religiosas.

O que dizem os feirenses?
         Ouvimos algumas pessoas de religiões e segmentos diferentes sobre o assunto: 
         O Arcebispo Metropolitano, D. Itamar Vian,  afirma que estas previsões apavoram a quem lhe dá crédito. Ele lembra que quando o mundo deixou o ano de 999 e entrou para o ano 1000, houve muita especulação sobre as possibilidades do fim do mundo e nada aconteceu. Nos últimos  milênios, em mais de quinhentas oportunidades foi previsto o fim. Alguns usando o nome de Deus ousam dizer que o mundo vai acabar e que Ele teria revelado que 2012 será marcado por grandes catástrofes. Jesus diria a essas pessoas: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ’Sou eu!’. E ainda: ‘O tempo está próximo!’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerra e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. Para o arcebispo, o fim acontece todos os dias. Para milhares de pessoas, hoje será o último dia. O fim pode acontecer porque estamos construindo armas de destruição em massa, mas Deus não se limita à contagem humana para dizer em que dia, hora e local tudo acontecerá.
         Por sua vez, o médium espírita Evilásio Menezes é enfático ao afirmar que o mundo não acabará. Segundo ele, o que está acontecendo é a transformação da sociedade humana. A obra divina não se acaba. "Os seres humanos, por sua vez, se preparam, se transformam, se melhoram. Todas essas coisas fazem parte desse momento. Jesus já tinha alertado: Falsos profetas, falsos messias , etc. Sempre aparece alguém dizendo que o mundo vai acabar, marcando até o dia e a hora. São acontecimentos próprios desse momento de transição da humanidade. É hora de separar o joio e o trigo.  As pessoas precisam estar atentas e ter o raciocínio aguçado para perceber isso. Afinal, como acabar o mundo? Quem disse isso? Deus não se acaba e a obra dele também não".
         O jornalista Antônio José Laranjeira, evangélico batista, também não acredita que o mundo vai se acabar nesta sexta-feira. "Na nossa vida a gente deve se preparar para esperar Jesus chegar. Quem não tiver saúde para esperar até lá, deve se preparar para ir para o reino dos céus. Por isso estamos cuidando da nossa salvação. O mundo pode se acabar para as pessoas que se despedem da vida. Essa história de fim do mundo é coisa da mídia".
         José Carlos Pedreira (Zé Coió), jornalista, que é católico, diz que não acredita e não duvida. Mas, "o que estamos vendo é que o mundo está pelo avesso, com uma violência descabida, e para ter uma terceira guerra mundial e acabar com tudo não é difícil".
            Antônio Francisco Neto (Ribeiro), maçom, presidente da Câmara Municipal, também não acredita no fim do mundo e diz que "temos o direito de viver até o dia em que Deus determinar, aí então o mundo haverá acabado para nós. No dia em que eu partir para o Oriente Eterno, neste dia o mundo terá acabado para mim".
         O empresário Alfredo Falcão, presidente da CDL, considera tudo isso "uma grande bobagem". Para ele, com o avanço da tecnologia, com o conhecimento que se tem do universo, já se sabe o que vai acontecer com alguns anos de antecedência.  "Já se sabe, por exemplo, que daqui há alguns bilhões de anos o sol vai se extinguir, apagar. Essas previsões e profecias de fim de mundo são bobagens, crendices, que não se pode levar a sério".
         César Fernando Oliveira, médico radiologista, diz que esta não é a primeira vez que "inventam essa presepada de que o mundo vai acabar. Enquanto ele não se acaba eu estou ai aproveitando minha vida, curtindo da melhor forma possível. Essa estória é papo furado. Isso não existe".

NE: Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário: