terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

DESASSISTÊNCIA
A maioria das cidades brasileiras em situação de emergência por conta da seca não recebeu recursos do governo federal neste ano, segundo dados do próprio Ministério da Integração Nacional. Fatores como excesso de burocracia, falta de verba e negligência de prefeitos contribuíram para deixar 1.390 mil dos 2.058 mil municípios (68%) sem auxílio. É como diga: de Brasília ao sertão, o milhão vira tostão...

Frase: A PM baiana está tendo uma oportunidade única de prevenir, em vez de remediar.

PM tem oportunidade única
O triste espetáculo de mais de 60 policiais militares sendo presos, ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, por receberem propina de traficantes de drogas, não chocou o Brasil como deveria ter chocado. As corregedorias de PM, inclusive a da Bahia, têm feito um trabalho meio tímido e de tão tímido acabou gerando a Operação Purificação, que prendeu um monte de PMs, o que é péssimo para a imagem das polícias.
A Polícia Militar da Bahia está tendo, neste momento, uma oportunidade única de prevenir, em vez de remediar. Um concurso para o ingresso de dois mil policiais acaba de ser aplicado, no último domingo. Segundo policiais de quem tenho a honra de ser amigo, o principal problema dos concursos é que “tem havido negligência” em dois aspectos importantíssimos: a Pesquisa Social e a Avaliação Psicológica. Na Pesquisa Social, o candidato deveria (mas muitas vezes não é) ser investigado pelo excelente Serviço de Inteligência da PM para poder entrar na corporação após ter sido aprovado nas provas de conhecimento. Com isso, se evita que espancadores de mulher, arruaceiros em geral, usuários de drogas ilícitas, compradores contumazes de objetos roubados e até membros de gangues de traficantes entrem na Polícia Militar pela porta da frente. Ao se inscreverem no concurso, os postulantes autorizaram a PM a pesquisar suas vidas e, isso, parece que não tem sido feito com a dedicação que deveria.
A chance é única, agora, para que dos que fizeram o concurso, só entrem mesmo na PM os cidadãos honestos e não aqueles que já vêm de casa corrompidos.

Avaliação
Psicológica

Outro detalhe do Concurso da PM que pouca gente se dá conta, é que tanto a Pesquisa Social quanto a Avaliação Psicológica, são eliminatórias. Isto é, mesmo que o sujeito seja aprovado nas provas de conhecimentos, se a PM notar indícios claros de sociopatias ou psicopatias nos candidatos, eles serão impedidos de assumir. Um psicólogo realmente competente tem condições de, com 10 perguntas-chaves, descobrir se um indivíduo quer entrar na Polícia apenas para dar vazão às suas neuroses ou para servir e proteger. É bom o comando atentar a isso.

Zé Dirceu
desprestigiado

Da série: nós, quem, cara pálida?
Condenado a mais de 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha e corrupção ativa, o ex-ministro José Dirceu insiste, há semanas, em organizar eventos com militantes do partido em sua defesa.
Mas o prestígio de Zé anda muito, muitíssimo baixo dentro da legenda onde construiu sua trajetória política e onde alcançou posto de líder influente. Os três primeiros atos organizados até agora foram esvaziados e não produziram nenhum barulho. Tomara que o mesmo acontença em relação à sanha dele para censurar a imprensa.

É um
retado!

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT), disse alto e bom som que não cumprirá determinação do STF caso a Corte Suprema decida pela cassação dos mandadots de deputados condenados por conta do mensalão.
Mais um todo-poderoso desta gente que governa o Brasil, salvo as honrosas exceções de sempre. Vai peitar a Justiça. Pois é...

Sem
churrasco

O Japão proibiu, no último sábado, a importação de produtos de carne bovina do Brasil, após a confirmação da presença da proteína do agente causador da doença da Vaca Louca (EEB) em uma fêmea que morreu em dezembro de 2010, numa fazenda de Sertanópolis, no Paraná.
Pelo visto, caso o Corínthians vença o Campeonato Mundial de Clubes, lá na Terra do Sol Nascente, a torcida brasileira vai ter que maneirar no churrasco.

Cara de legal,
mente medieval

Confirmando o que já disse aqui várias vezes, a respeito de alguns artistas que se mascaram de "avançadinhos" mas, no fundo, têm uma mente retrógada, os integrantes da banda carioca Cone Crew Diretoria decepcionaram os fãs em Vitória da Conquista, com discursos preconceituosos e homofóbicos durante o show no festival Suíça Bahiana, que aconteceu na última sexta-feira (7), conforme noticia o site Bahia Notícias. Chegaram mesmo a fazer chacota com a presidente da República. Uns otários...
CULTURA - Estão abertas até 17 de janeiro de 2013 as inscrições para o Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Com um investimento de R$ 1,2 milhão, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), o edital será coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).
CURSOS - O Centro Municipal de Arte, Cultura e Educação Epifânia Silva está com as inscrições abertas para diversos cursos de qualificação profissional. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas presencialmente no centro, que fica localizado na Rua Elmano Silveira Castro, no IAPI. Os cursos oferecidos são de Informática, Inglês, Espanhol, Ginástica Artística, Corpo e Identidade, Artes Visuais, Contação de História e Oficinas Pedagógicas de Alfabetização para adultos. Mais informações: (71) 3382-6052.
INCÊNDIO - A Sucom liberou o alvará referente ao projeto de segurança contra incêndio e pânico do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (PEAS). A partir de agora, os responsáveis pelo espaço terão o prazo de um ano para instalar todos os equipamentos necessários.

Nenhum comentário: