quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

CARNAVAL
Diante do caos em que se encontra Salvador, não será surpresa se o futuro prefeito encontrar zero de planejamento para o Carnaval 2013, que começa em 7 de fevereiro. Afinal, quem deixa com o herança buracos, trânsito sem fiscalização, sinaleiras quebradas etc., teria por que se preocupar com Carnaval?

Frase: A Transalvador abandonou também os ascensores e as estações de transbordo.
Ainda sobre caos na Transalvador

Nesta minha mais recente ida a São Paulo, mais uma vez constatei a gigantesca diferença entre o sistema de transporte público de lá e aquilo a que se chama de transporte coletivo em Salvador. Já nem falo mais de ônibus novos (todos com data de fabricação impressa na carroceria, em local bem visível), tampouco de metrô. Refiro-me, por exemplo, à absoluta higiene das estações de transbordo, onde os banheiros são perfumados e limpíssimos.
Na capital baiana, em mais uma herança maldita da Transalvador, as estações de transbordo são uma vergonha, um verdadeiro lixo.
A Transalvador deveria cuidar, mas abandonou a Lapa, Pirajá e Mussurunga. Nem adianta descrever a miséria em que estão estas estações. Só indo lá para ver. A Lapa, a maior de todas, parece uma estação de Bagdá após um bombardeio. Nem as escadas rolantes funcionam mais e o cheiro de mijo é um nojo. O impressionante é que, ao longo pelo menos dos últimos sies anos, repetidas denúncias foram feitas em toda a mídia baiana cobre a situação caótica da Lapa, mas a prefeitura respondia com evasivas e promessas mirabolantes que, claro, jamais foram cumpridas. Ou seja, mais uma vez, além de tratar o povo como lixo, a prefeitura foi além e zombou da inteligência dos soteropolitanos, fazendo promessas fantasiosas e anunciando verbas que jamais chegaram. Um deboche claro, explícito.
Sem contar o abandono a que a Transalvador relegou os ascensores de Salvador, todos sob sua administração. Plano Gonçalves e Plano Liberdade-Calçada parados há meses. Elevador Lacerda com apenas duas cabines funcionando. Um escândalo, um ícone do turismo na cidade entregue ao desmazelo.

Logo eles,
Dilma?!

Sinceramente, não entendi a razão de a nova lei sobre crimes na internet, sancionada pela presidente Dilma, estabelecer penas mais severas para os que invadem sites ou "prejudicam a imagem" de políticos.
Ora, bolas! Quem mais queima a imagem do Brasil e prejudica muitos negócios internacionais do País que certos políticos?
Na verdade, penas mais duras (ou alguma pena, na verdade) deveria sofrer essa horda de políticos que surrupiam os cofres da nação.
Quando eu falei que essa lei da internet era para amordaçar a liberdade das redes sociais em relação aos políticos, acharam que estava exagerando. Veja aí, agora...

Um retrato
da cidade

Ontem pela manhã, tive que transitar, cedo, pela Rua Carlos Gomes, e o que vi naquela via me pareceu um resumo completo do que é a cidade de Salvador, hoje, em termos físicos e sociais: sinaleiras literalmente quebradas, balançando sobre os carros e pedestres; buracos profundos; caminhões de carga e descarga parados em ambos os lados e uma enorme fila, não sei para qual serviço público, na qual abundava uma horda de maltrapilhos. É isso aí.
Violência
desenfreada (I)

No final de semana, 18 assassinatos. De anteontem para ontem, 24 horas apenas, seis assassinatos e quatro assaltos a ônibus (se a média for esta, serão 120 assaltos deste tipo por mês).
Eis a realidade da capital baiana, onde os turistas são aconselhados a não carregar máquinas fotográficas nem filmadoras (?) e enfrentam filas imensas no Elevador Lacerda, pivetada no Pelourinho e buraqueira geral. Êita!

Violência
desenfreada (II)

Corta para o interior do estado, onde assaltos a banco batem recorde, segundo dados do Sindicato dos Bancários.
Somente nesta semana, que ainda está na sua metade, pelo três cidades sofreram a ação de bandos armados (o chamado "novo cangaço"), com reféns, para assalto a agências bancárias.
Em Chorrochó, ontem, uma agência do Bradesco foi DESTRUÍDA pela segunda vez este ano.
Onde está a mudança, senhores?

Crueldade
inominável

Do jornalista Carlos Chagas, no blog Tribuna da Internet: "Anuncia o governo medidas para reduzir em 40% as despesas com os aposentados por invalidez, ou seja, 25 bilhões anuais poderiam ser economizados caso os inválidos voltassem a trabalhar. Décadas atrás ensinava-se às crianças que 'a economia é a base da porcaria'. Que tal cortar a pensão de um operário que perdeu a perna ou o braço no exercício de suas funções, ou de um escriturário que o glaucoma impede de ler, para que retornem ao mercado de trabalho? Quem sabe como guarda-vidas na praia ou lavador de pratos num restaurante popular? Certas iniciativas para poupar recursos públicos são execráveis porque penalizam quem não pode se defender. É o caso. Logo surgirá um tecnocrata sugerindo distribuir pastilhas de arsênico ou de estricnina para os inválidos. A economia seria maior…" Pois é.
SEMIÁRIDO - O Departamento de Ciências Humanas no campus III da UNEB, em Juazeiro, está com inscrições abertas, até hoje, para a segunda turma da especialização em educação contextualizada para convivência com o semiárido brasileiro. Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever no departamento, das 14h às 20h.
ARTESÃOS - O Instituto Mauá realiza hoje a cerimônia de entrega dos certificados aos artesãos condecorados com o Selo “A Bahia Feita à Mão”. O evento será realizado no Palacete das Artes, às 9h, com a presença dos próprios artesãos e de autoridades políticas.
NATAL - Para celebrar o Natal e a chegada de 2013, o Sesc dá início hoje àsQuartas Natalinas, projeto que traz uma programação especial de fim de ano em todas as quartas-feiras do mês. As apresentações acontecem sempre às 12h, na unidade da Rua Chile, com entrada franca. Nas duas primeiras quartas-feiras, o coral do Grupo Fonte de Vida.

Nenhum comentário: