quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Alex Ferraz

ANOTEM AÍ!
O ex-presidente Lula disse anteontem que "Dilma será reeleita". Lula sabe muito bem que não será, porque o candidato é ele. Dilma veio apenas para fazer um mandato tampão entre os 16 anos que Lula pretende ficar no Planalto. O resto é teatro. Quem viver, verá.

Frase: "A punição dos pais honra - a punição do verdugo envergonha." (Miguel de Cervantes)

De quantos inocentes festejamos a morte?
Já ouvi de vários especialistas em leis e em direitos humanos, do Brasil e de fora, que uma das causas da impunidade no Brasil é a criminalização da vítima. Quem abre jornais, ouve rádio ou vê TV está acostumado e ler, ouvir e ver notícias sobre o assassinato diário de dezenas ou centenas de pessoas no país, a maioria pobre e negra, como sempre.
Claro que entre essa vitimas há bandidos, viciados e traficantes de todo tipo, assim como são seus assassinos, no mais das vezes. No entanto, a mídia apressa-se a corroborar suspeitas de delegados e policiais e imediatamente taxa de viciado, devedor do tráfico ou coisas que tais o pobre preto mulato morto na periferia. E aí, consciente ou inconscientemente, a sociedade chega mesmo a respirar aliviada e a murmurar: "Menos um".
No entanto, se realmente for feita uma investigação séria, muitas dessas vítimas são inocentes. E culpadas que fossem pelo uso de substâncias proibidas ou tráfico, nem assim, claro, se justificaria sua eliminação sumária.
Se algum dia pudesse ser feito um levantamento sério e científico das centenasde milhares de assassinados neste país ao longo dos úiltimos 20 anos, certamente teríamos a lúgubre surpresa de ver que boa parte deles era absolutamente inocente e uma outra parte foi vítima de execução sumária, assim como centenas de policiais também pereceram.
Não me refiro aqui, é claro, àqueles bandidos que trocam tiros com a Polícia, nesta guerra civil.

E por falar em
morte banal...

Bala perdida, jovem e humilde estudante, mais um morto e "la nave va!", como diria Fellinni. Daqui a um ou dois dias, esquecemos. Menos, claro, a família. Ou só existem famílias e sentimentos nas classes média e alta?

Desrespeito
ao consumidor (I)

Na semana passada, uma cidadã comprou um celular da marca LG na loja Nelinho, no térreo do Shopping Iguatemi. O aparelho apresentou defeito, além de ter vindo com uma agenda de telefones desconhecida, um sinal de que teria sido usado antes (a peça vendida foi retirada da vitrine).
Na última segunda-feira, esta cidadã pediu ao filho que retornasse à loja para fazer a troca. Como ele havia levado uma xerox da nota fiscal, a gerência não trocou, mas garantiu que faria o processo no dia seguinte, terça-feira (13 de agosto).

Desrespeito
ao consumidor (II)

O rapaz voltou, e, lá, dois consultores da LG entraram em contradição, pois um afirmava que não poderia haver a troca, enquanto o outro, pressionado, reconheceu que tinha assumido o compromisso no dia anterior. A certa atlura, o rapaz chegou a ser chamado, indiretamente, de mentiroso por um dos consultores.
Uma confusão desnecessária e um exemplo do péssimo tratamento que algumas lojas e/ou fabricantes destinam aos seus clientes. Pegou mal para a LG, para Nelinho e para o shopping.

É para quem
pode!

Dilma derramou bilhões na capital paulista, recentemente, e, agora, vai derramar mais bilhões em São Bernardo do Campo. Norte e Nordeste, para quê? Aqui, ela (ou Lula) já tem votos garantidos com a miséria do Bolsa Família e outras bolsitas más...

Gilberto Gil
tem razão

A notícia: "O sonho dos haitianos de uma vida melhor no Brasil se transformou em 'catástrofe humanitária' em Brasileia (AC), diz o relatório da visita da ONG Conectas, no início do mês: o galpão para 200 pessoas abriga 800 haitianos, com 10 banheiros e oito chuveiros, sem sabão, esgoto a céu aberto e teto de zinco, temperatura de 40 graus. Quase todos têm diarreia. A ONG acusa o Brasil de 'maquiar' uma crise internacional. Haitianos se dizem 'enganados' na promessa de refúgio e preferem voltar ao seu miserável país, após roubados por atravessadores." O comentário: o Haiti, definitivamente, é aqui.

OBESIDADE - O Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica Dr. Marcelo Zollinger completa hoje três anos de atuação no Hospital da Bahia. Para comemorar a data será ministrada palestra com esclarecimentos técnicos sobre a obesidade e o tratamento cirúrgico. O evento, destinado aos pacientes que vão fazer cirurgia, acontece a partir das 18h30, no auditório do HBA.
UFBA - Completando duas décadas de atividades em 2013, a Editora da Universidade Federal da Bahia realizará, no próximo dia 21, a partir das 17h30, o seu terceiro Lançamento Coletivo de 2013. O evento acontecerá na Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFBA.
COOPERATIVAS - Com quase mil cooperativas, a Bahia concentra o maior número de organizações da Região Nordeste e ocupa o 7º lugar do Brasil. Esta é uma das conclusões do “Estudo sobre o perfil das cooperativas baianas”, produzido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, fruto de uma parceria entre Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Nenhum comentário: