segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Alex Ferraz

Criaram um incrível elefante branco
Já morei em São Paulo, recentemente, e conheço bem a área central da terceira maior cidade do mundo. Na Praça da Sé, por exemplo, há quase que um “quartel” da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que vem a ser a guarda municipal de lá. Seus prepostos estão sempre muito bem aparelhados (boas viaturas, rádios, armas etc.) e fazem papel praticamente análogo ao da PM inclusive correndo atrás de bandidos, além de vigiarem com rigor exemplar e paulistano (gente que não tem medo de trabalhar) o patrimônio público etc.etc.
Assim, quando recebemos, por e-mail, a notícia de que a Guarda Municipal de Salvador vai entrar em greve, pergunto: em greve de quê? Sendo absolutamente sincero, se muito vi guarda municipal nas ruas, desde que foi criada em 2008 (aliás,em plena campanha de João Henrique para reeleição como prefeito), foi uma ou duas vezes, literalmente.
Sumiu. Não se vê guarda municipal em lugar algum, só no desfile do Dois de Julho. Muitos deles “trabalham” no invejável regime de 12 horas de trabalho para 60 de descanso (e eu, aqui, em pleno domingo, dentro da redação, escrevendo esta coluna que vocês estão lendo hoje, segunda).
E quando se fala que a Guarda Municipal terá que trabalhar de verdade, lá vem greve!
Olha, não quero ser injusto, mas se há um  setor que vive nababescamente na prefeitura, em termos de horários e trabalho, é a Guarda Municipal de Salvador. Vejam como andam os terminais de ônibus, as praças, os monumentos públicos. Tudo depredado. E NENHUM guarda municipal por perto. Ah, me batam um abacate!
FRASE: Afinal, o que faz a Guarda Municipal de Salvador?

Oi responde
esta coluna

A propósito de nota publicada aqui, recebi da assessoria de imprensa da Oi o seguinte esclarecimento: “A Oi informa que dispõe de chips em todos os seus pontos de venda em Salvador. A companhia esclarece que mantém reposição contínua de seus produtos, sempre atendendo às demandas de seus parceiros comerciais.”

É muita
cara de pau!

Esta Tribuna publicou no sábado frase do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o seguinte teor: “Mais heróico do que fazer manifestações de rua é trabalhar o ano inteiro para melhorar a vida da população.”
Melhorar a vida de quem cara pálida? Aliás, venham cá: o PT agora acha que manifestação de rua é coisa de ocioso, é? Cada uma!
Já não basta FHC ter chamado os aposentados de “vagabundos”? Tudo farinha do mesmo saco, com certeza!

Um péssimo
exemplo

Ontem, por volta das 10 horas, a van de transporte escolar de placa JOZ-2757 não só parou sobre uma faixa de pedestres como invadiu o sinal vermelho na conjunção da Rua Rodolfo Pimentel com a Av. D. João VI, em Brotas. Eu vi.
O motorista pode “alegar” que era domingo, que não estava transportando crianças. Balela! Mostrou, simplesmente, que não tem a menor afinidade com as normas de trânsito seguro nem obediência às leis.
Portanto, que fiquem atentos os pais de estudantes transportados por essa van.

Futebol
“for export” (I)

Santos e São Paulo são dois exemplos de como nosso futebol anda defasado em relação ao que se pratica hoje na Europa.
A ganância dos cartolas brasileiros (vide o que ocorreu com o Bahia, em menor exemplo) transformou o País num celeiro de craques para a Europa.
E quando vamos lá jogar, tomamos goleada com tentos marcados, inclusive, por muitos brasileiros.

Futebol
“for export” (II)

Não bastasse os estádios agora estarem transformados em locais de elite, para desfile de dondocas e bolsas de marca, enquanto o povo se despede do ex-esporte das multidões devido aos preços exorbitantes dos ingressos e da roubalheira que caracteriza os preços internos de produtos como refrigerantes, pipoca etc. Pois é: tiraram o circo e o pão está a perigo! É o fim da picada...
 1 GASTRONOMIA - A 3ª edição do Restaurant Week em Salvador ocorrerá entre 19 de agosto e 1º de setembro. Este ano, a versão baiana do festival gastronômico inspirado em Nova York conta com a adesão de 75 dos mais badalados restaurantes da capital baiana – quase 50% a mais que em 2012. Os menus (com entrada, prato principal e sobremesa) vão custar R$ 34,90, no almoço, e R$ 47,90, no jantar.
2 FUNDAÇÕES - A Associação Paulista de Fundações (APF) realizará em 13 de setembro, em São Paulo (SP), um debate fundamental neste momento em que o Brasil assiste a uma grande mobilização popular. Trata-se do 8º Encontro Paulista de Fundações, cujo tema central é O Protagonismo da Sociedade Civil no Desenvolvimento. Inscrições: www.apf.org.br/encontro2013.
3 COELBA - Pirajá é o quinto bairro beneficiado pela caravana de serviços do Energia com Cidadania, projeto da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia. De hoje até o dia 17, os moradores do bairro contarão com serviços da concessionária, palestras e informações sobre o uso racional e seguro da energia, além de serviços oferecidos por parceiros do projeto.

Nenhum comentário: