terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alex Ferraz

CONTRABANDO
Os paraguaios fumam cerca de dois bilhões de cigarros por ano, mas produzem 50 bilhões. A maior fábrica (50% da produção) é a Tabesa. Cerca de 25% dos cigarros consumidos no Brasil são de origem paraguaia, contrabandeados. Ah, sim, o dono da Tabesa é novo presidente paraguaio, Horacio Cartes.

Frase: O melhor meio de os Estados Unidos combaterem o terrorismo é deixarem de ser um dos principais terroristas do mundo (Noam Chomsky)

O terrorismo da luta antiterrorismo
O jovem brasileiro David Miranda, companheiro do repórter Glenn Greenwald (do jornal The Guardian), que reside no Rio e escreveu uma série de reportagens revelando detalhes da espionagem norte-americana no Brasil, ficou nove horas preso no aeroporto Heathrow, em Londres. Teria sido "confundido" com um terrorista, mas a imprensa mundial, exceto a americana, liga este caso à questão das denúncias de Greenwald.
Em 22 de julho de 2005, outro barsileiro, Jean Charles, teve destino mais cruel: foi assassinado pela polícia londrina, confundido com terrorista.
E os Estados Unidos seguem espionando o mundo inteiro, com medo de ataques terroristas.
Ora, claro que somos completamente contra os atos de terror, mas temos de convir que o terrorismo da Al Quaeda teve uma vitória, após o 11 de setembro de 2001: liquidou com o que restava de privacidade para o cidadão, notadamente na nação que era o baluarte das liberdades individuais, os EUA.
Além disso, qualquer outro cidadão do mundo que pense hoje em viajar para a Europa ou Estados Unidos, vive séria tensão, pois pode ser preso ou, quem sabe, até morto, pelo simples fato de se paracer com um árabe ou, coitado, se fizer alguma brincadeira de mau gosto.
Estamos, portanto, vivendo o terrorrismo das estratégias antiterropristas.

Nixon deve
ser perdoado (I)

A recente visita de representante do governo norte-americano ao Brasil, para falar sobre a espionagem, foi uma demonstração clara de que, em plena era Obama, quase 50 anos depois do golpe militar que derrubou o governo de Goulart, os americanos não fazem a menor cerimônia em reconhecer que espionam mesmo e não vão parar, como foi dito, de forma humilhante, à presidente Dilma e ao chanceler Antônio Patriota.

Nixon deve
ser perdoado (II)

Diante disso, acho que o pobre coitado do Richard Nixon, execrado até renunciar, em 1973, por ter espionado telefonemas na sede dos Democratas, seu rival, deve ser perdoado historicamente, inclusive pelo povo norte-americano, que, hoje, claro, apoia sem cerimônias a espionagem generalizada dos EUA em todo o mundo.

Cenas dantescas
em Brasília

Hospital de Base de Brasília: pacientes há três semanas esperando por cirurgias urgentes; 104 leitos, 150 pacientes; macas no corredor; paciente com corte no braço há TRÊS DIAS aguardando a visita de um médico. Ficam em jejum à espera de cirurgia e ninguém aparece para dar satisfação. Muito perto de campos de concentração. E aí, ABM?

Nós, eles
e os bichos (I)

Uma emocionante passeata reuniu milhares em Salvador, no fim de semana. O grito, justíssimo, era: "Respeito ao animais, crueldade nunca mais".
Todavia, sempre me causa espanto não ver ações correspondentes em relação ao morticínio dos jovens brasileiros, aos milhares de crianças vagando pelas ruas em busca de comida ou fumando crack. Não é  crueldade, também?

Nós, eles
e os bichos (II)

O Brasil sofre uma espécie de "bipolaridade social": tem leis e quer viver com se suecos fôssemos, enquanto a realidade nos aponta um gigantesco Haiti, quase sempre ignorado pela maioria da população e certamente por todos os políticos e/ou governantes.
Na Suécia, as vacas têm que ter aquecimento no inverno rigoroso, possuem espaço mínimo delimitado por lei para serem encurraladas etc.
Mas, na Suécia, o ser humano já chegou a um ponto em que PODE se preocupar prioritariamente com  os bichos não homens...
BACIA - Salvador sedia desde ontem a XXIII Plenária Ordinária e a XIV Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Na oportunidade, haverá eleição e posse da nova diretoria do colegiado, posse dos 124 novos membros.
JOBIM -Com direção musical e arranjos do compositor e violonista Mario Adnet, a turnê nacional Jobim Jazz chega a Salvador, em única apresentação que acontece dia 28 de setembro, às 21h, no Teatro Castro Alves.
CULTURA - No próximo dia 22, às 17h, a Academia de Letras da Bahia dará continuidade aos Seminários Arte e Pensamento – Transformações da Cultura no Século XXI, com a conferência A Paz Perpétua em Antonio Vieira: Perspectiva e Atualidade, pelo filósofo e professor da Universidade de Lisboa Pedro Calafate.
ILÊ - O Ilê Aiyê volta a agitar a Senzala do Barro Preto com o projeto Blackatitude, que tem patrocínio da Vivo, no dia 31 próximo. O principal convidado da noite é o reggae-man Sine Calmon, cantando sucessos de sua carreira. A festa começa às 22h.

Nenhum comentário: