quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Alex Ferraz

DE NOVO!
EUA, França e Inglaterra se preparam para invadir a Síria. Detestável o ditador de lá, sem dúvida. Mas repete-se a história da arma química não comprovada e a morte, já, de dezenas de milhares de inocentes, inclusive crianças. Um novo Iraque? Bem, o que interessa é petróleo, o "resto" não importa.
FRASE: "A despedida é tudo o que conhecemos do céu e tudo o que precisamos do inferno."  (Emily Dickinson, 1830-1856, poeta norte americana)

O céu e o inferno de cada um
Contestando declaração de um dos diplomatas brasileiros envolvidos na fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz para o Brasil, que comparou a situação do político asilado na embaixada brasileira à daqueles presos políticos que estiveram no DOI-CODI, na ditadura militar, a presidente Dilma Rousseff foi taxativa: "Eu conheci o DOI-CODI e a diferença entre o que aconteceu em nossa embaixada e o DOI-CODI é como a diferença entre o céu e o inferno". A presidente sabe o que fala, porque realmente sofreu muito nas mãos da famigerada ditadura militar brasileira.
Mas eu gostaria de aproveitar a metáfora presidencial e estendê-la a outras situações contrastantes, para dizer o mínimo. Por exemplo, ser atendido no Hospital Sírio Libanês e em um hospital público, no Brasil, é uma diferença entre o céu e o inferno; passear a pé, tranquilo, em cidades como Santiago, capital do Chile, ou Buenos Aires, na Argentina, e fazer o mesmo no Rio, São Paulo ou Salvador, é uma diferença entre o céu e o inferno; ser desempregado em Barcelona, Madri ou Londres, e estar na mesma situação em qualquer cidade brasileira é, também, uma diferença entre o céu e o inferno. Viver, enfim, em países civilizados, onde o ser humano é alvo de um mínimo de respeito, e morar numa sociedade onde prevalece o mau caratismo, a indignade, a esperteza e a vontade de levar vantagem em tudo, é, sim, presidente, uma diferença entre o céu e o pior dos infernos.

A favor
dos cubanos (I)

Mudar de opinião nem sempre carateriza uma atitude vil, pelo contrário, pode significar honestidade de pensamento. Eu, por exemplo, acabo de mudar de opinião sobre a vinda dos médicos cubanos ou outros estrangeiros para o Brasil. Embora condene a negociata milionária com o governo cubano.
A mudança ocorreu anteontem, à noite, quando vi na TV denúncia sobre médicos do Hospital Municipal de Araruama (RJ), que estavam batendo ponto e saindo sem trabalhar, deixando centenas de pacientes no desespero da espera sem esperança.
A favor
dos cubanos (II)

A situação é escandalosa, com atitudes desprezíveis. E, pasmem, envolve até o próprio SECRETÁRIO DE SAÚDE do município, que chegava em carrão muito caro, batia o ponto e se mandava.
Em tempo: flagrados pelas câmeras, médicos se esconderam e FUGIRAM pelos fundos, DEITADOS no banco traseiro de seus carrões, dirigidos por amigos. Deprimente.
A favor
dos cubanos (III)

Para completar, foram alvo do deboche dos seguranças do hospital, que comentavam, às gargalhadas (rindo do quê, não sei!): "Que situação, cara!" ou "Veja, pegaram o dr. Leonardo". Que pais é esse, gente?! Com a palavra, o Conselho Federal de Medicina e os similares regionais...
A ficção está
findando

Deu nesta Tribuna, ontem: "Metade dos inadimplentes é da nova classe C".
São as vítimas da ficção governamental de tentar fazer o PIB crescer sem alicerces, com base no consumo irresponsável, para inventar essa "nova" classe C. Eu tinha cantado a pedra aqui, há muitos tempo...
Caos nas
lotéricas

Praticamente em todas as casas lotéricas de Salvador as filas são cada vez maiores e, claro, a espera é torturante.
É que, hoje, as casas lotéricas fazem tudo, inclusive realizam jogos.

PERFUME -  O jornalista Roberto Pires, especialista no assunto há mais de 20 anos, divide com o público no curso “Perfume: Histórias & Mitos”, que acontece dia 12 de setembro, das 9h às 12h, no auditório da Doc-Expõe, na Av. ACM, 4009.
MUNICÍPIOS - O Congresso Baiano de Direito Municipal, promovido pela Associação dos Auditores Fiscais Municipais e pela Associação dos Procuradores do Município do Salvador e Patrocinado pelo Sebrae e pelo Bradesco, acontece entre os dias 25 e 27 de setembro no Hotel Golden Tulip Rio Vermelho. Mais informações:  3243-0877
Site: www.direitomunicipalbaiano.com.br.
PAGAMENTOS - Começa no dia 4 de setembro, em São Paulo, a 9ª edição do Congresso C4, o maior evento da América Latina voltado para a indústria de meios de pagamento, cartões e créditos ao consumidor. Inscrições: (11) 4191-8463 e [email protected]
PALESTRA - O especialista em finanças pessoais, Gustavo Cerbasi, autor dos livros de planejamento financeiro mais vendidos no Brasil, realiza palestra para os alunos da Estácio FIB hoje, às 19h, no auditório do campus Gilberto Gil, no Stiep.

Nenhum comentário: