sexta-feira, 4 de abril de 2014

Alex Ferraz

CEASAS
Enquanto a Ceasa do Rio Vermelho recebe melhorias, a chamada Ceasinha do Ogunjá segue com diversos problemas. Sanitários precários e pistas do entorno, notadamente a de saída após o local de lavagem de carros, totalmente esburacadas.

Frase: O terror, mesmo para quem não o viveu, vira cultura do medo (João Gualberto Jr.)

Os profetas do terror e o estopim das ditaduras

Do blog Tribuna da Imprensa, transcrevo brilhante texto de João Gualberto Jr., por sua vez transcrito de O Tempo: “Talvez a palavra mais adequada seja trauma. Sua pior versão, paranoia. O terror, mesmo para quem não o viveu, vira cultura do medo. Os relatos estão aí estampados, hoje, e acentuam essa profundidade psicológica coletiva, essa cultura. São todos eles casos verídicos. De mentira, só a data: 1º de abril.”
“Nós, brasileiros, parecemos ter a missão eterna de nos confrontar com esta pergunta ao acordarmos diariamente: quando confiaremos plenamente nas nossas instituições de Estado e de utilidade pública? Ou a mesma questão posta de outra forma: quando confiaremos nos concidadãos que foram imbuídos por nós para comandar essas instituições?”
“Depois de 50 anos, o país é outro, como de resto o mundo. Os yankees venceram, e o comunismo são retratos nas paredes e estátuas de concreto em realidades frias e distantes. Logo, também por razões internas, a trajetória da história aponta para a impossibilidade de uma nova ditadura por aqui. Os próprios militares reconhecem isso nestes dias. Mas o impossível, de fato, supera a dimensão do improvável? Ou seja, é mesmo um risco sepultado?”
“Tem aí um quinto da população para o qual o legado do regime militar é positivo. É possível serem os mesmos que defendem uma intervenção dura na administração pública contra uma corrupção que se prova endêmica, que postulam como bandeiras o ‘Fora, Fulano’ e o ‘Fora, Beltrano’, tendo Fulano e Beltrano sido eleitos.”

Ainda sobre
aberrações (I)

Prossegue Gualberto: “Existem também (quem sabe ainda os mesmos) os que insistem em enxergar os gays como aberrações a se corrigir à paulada na rua, os negros e índios como sub-raça e o pouco comprimento da saia, a razão do estupro.”
“Em suma, uma parcela dos brasileiros talvez se incomode com um suposto excesso de liberdade, que (julgam estes), justamente por se exceder, avilta-se. O câmbio de liberdade por segurança é uma constante na história das sociedades, é um tema clássico: menos autonomia por mais garantias na vida social. Sempre compõe um tipo de revés radical e preocupante.”

Ainda sobre
aberrações (II)

 E mais: “Pois parece que, entre nós, os átomos e os gases estão por aí, soltos, desarticulados. Basta uma corrente elétrica eficaz passar de um lado para outro para conectá-los e fazer brilhar a luz, que se suporá a mais clara e potente de todas. Tão radiante a ponto de estourar o próprio vidro.”
“O homem apto a acender essa luz ao ordenar a bagunça dos átomos aguarda apenas o momento propício de escuridão para acionar o interruptor.”
E finaliza: “Tamanho apocalipse talvez seja fruto do trauma, filho da paranoia. Mas é que, entre os gases, em volta das nossas suspeitas instituições, ainda falta um bocado de recheio cívico.”

Humilhação
necessária? (I)

No ponto de ônibus do Bonocô próximo à Fonte Nova, dezenas de passageiros estão encostados na carroceria dos coletivos, mãos grudadas na lataria, pose de bandido acossado pela polícia.
Atrás deles, policiais militares empunham pesadas armas, inclusive metralhadoras.
Bolsas e sacolas são abertas e os pertences íntimos de cada um espalhados no asfalto.
Eis a cena de uma blitz vista por mim há dois dias.

Humilhação
necessária? (II)

Pergunto: em que cidade do mundo, salvo em países em guerra civil, tal cena pode ser vista? Em que lugar deste planeta, novamente com as exceções de praxe, cidadãos são submetidos a tamanha humilhação em nome da segurança pública?

Humilhação
necessária? (III)

Respondo: em lugar nenhum. Só mesmo numa cidade, num estado, num país onde a segurança pública acabou, onde as autoridades policiais acham que atacar é melhor do que prevenir, os cidadãos honestos têm que ser submetidos a tamanha humilhação para que, entre eles, se achem dois ou três gatos pingados assaltantes. Se houvesse inteligência no serviço policial e respeito ao cidadão de bem, nada disso seria necessário. Mas...

EDUCAÇÃO - Dois eventos movimentam a Educação baiana na segunda-feira (7). O Conselho Estadual de Educação da Bahia irá inaugurar sua nova sede, na Cidade Baixa (Calçada) e também dará posse a conselheiros e presidência, para novo mandato. As solenidades têm início às 8h30, com as presenças do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e também várias autoridades da área da Educação.

GUARAJUBA - Entre os dias 17 e 21 próximos acontece a quarta edição da feira de Páscoa, na Praça de Guarajuba, das 15h às 22h30. A iniciativa da administração municipal integra o projeto Bairro Empreendedor e visa a comercialização de produtos dos artesãos do município de Camaçari.

AGRICULTORES - Os agricultores familiares do Sul da Bahia têm até o dia 11 próximo para manifestarem seu interesse em aderir ao 2º edital do Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, realizado entre o Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Vida Melhor, e Veracel Celulose S.A. O prazo, que terminaria no dia 3 deste mês, foi prorrogado por mais uma semana, em função da greve da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Nenhum comentário: