quarta-feira, 23 de abril de 2014

Alex Ferraz

COPA E COZINHA
O britânico Financial Times, um dos mais respeitados jornais de economia do mundo, disse que a Copa do Mundo "expões falhas horríveis do Brasil". Afirma ainda que "grande parte dos problemas se anunciam no Rio de Janeiro", que também vai sediar as Olimpíadas. E conclui que a situação vai prejudicar a reeleição de Dilma.

Frase: Este é o protecionismo demagógico das leis brasileiras concernentes a crianças e adolescentes

Criança também tem quer ser ouvida
O caso do menino assassinado no Paraná, que teria sido morto pelo pai e pela madrasta. O garoto pediu a um juiz que fosse retirado da guarda do casal e teria alegado incompatibilidades. Mas o juiz considerou que não havia motivos para isso e manteve o menino no lar do casal, que, segundo se acusa, acabou asssinando a criança.
Isso põe em xeque algumas decisões judiciais sobre esse tipo de situação, e, mais ainda, de um modo geral a legislação brasileira sobre o assunto. Nos Estados Unidos (e testemunhei isso, inclusive no bairro do Queens, em NY), se uma criança fugir de casa a Polícia só a devolve aos pais depois de investigar criteriosamente a razão da fuga e, mais do que isso, pergunta à criança se ela QUER voltar.
Na Bélgica, há algumas semanas, decidiu-se que crianças com doença terminal, mesmo que tenham seis, sete anos, podem decidir se querem ou não seguir vivendo, ou que seja praticada a eutanásia. Pode parece um exagero. Todavia, isso mostra como a decisão pessoal é extremamente resepitada em países civilizados.
No caso da guarda de crianças, a imposição paternalista brasileira acaba gerando conflitos sérios e que não raro acabam em tragédia. Naquele caso das crianças de Monte Santo, por exemplo, não prevaleceu a opinião das crianças sobre com quem queriam ficar. Este é o protecionismo demagógico das leis brasileiras concernentes a crianças e adolescentes, num país onde essas pessoas vagam aos milhares pelas ruas, pedindo comida, dinheiro, fumando crack ou assaltando e matando.

Impulsionando
a inflação (I)

Aumento de 15% para a luz (contrariando o ministro Lobão, quem acaba pagando a conta do apagão é o cidadão. Deu rima!) e de 19%, na Bahia, para a água.
Eis aí uma ótima maneira de incrementar o controle da inflação, não é mesmo? Pois sim!

Impulsionando
a inflação (II)

De outra parte, lembro aqui o que disse ontem meu amigo Emmerson José, no programa que fazemos juntos, pela manhã, na CBN Salvador (91,3):
"Prepare-se, Alex. Em ano de circo (leia-se: Copa do Mundo), muito mais aumentos virão. E poucas pessoas vão prestar a atenção devida." Assino embaixo.

Nada mudou,
nadinha!

Os ataques a bancos no interior do estado seguem o ritmo de sempre. Nada mudou. Gentio do Ouro é o exemplo mais recente.
Muito falatório, "fiscalização" de Polícia e Exército na venda de explosivos, e tudo como dantes, no velho quartel de Abrantes.

Nunca é demais
lembrar (I)

"O orçamento deve ser  equilibrado, o Tesouro Público deve ser reposto, a dívida pública deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários públicos deve ser moderada e controlada e a ajuda a outros países deve ser eliminada, para que Roma não vá à falência.
As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver às custas do Estado ".

Nunca é demais
lembrar (II)

As brilhantes recomendações foram feitas há 2.069 anos, ou seja, no ano 55 antes de Cristo, pelo imperador romano Marco Tulio Cícero.
Mas até hoje são solenemente ignoradas por certos governos.
CREA - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia completa neste mês 80 anos de fundação.  Em comemoração à data, o Crea-Ba será homenageado com uma Sessão Especial, que será realizada hoje no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, às 9h30.
VESTIBULAR - A Faculdade Ruy Barbosa está com inscrições abertas para o vestibular até amanhã. A oportunidade do ingresso do ingresso no Ensino Superior, com qualidade internacional, é oferecida pela DeVry Brasil. Os interessados podem se inscrever através do portal www.frb.edu.br/. Mais informações:(71) 3205-1738.
DOMÉSTICOS - Até amanhã 25, das 9h às 20h, no Shopping Piedade, piso L2, no Centro, acontece a 5ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nenhum comentário: