sábado, 12 de abril de 2014

Não ajudam e ainda atrapalham

             No final do ano passado o deputado federal Fernando Torres e o deputado Estadual José Neto, talvez no afã de realizar um governo municipal paralelo, como se Feira de Santana não tivesse governo, desembarcaram na cidade com técnicos da Conder afirmando que iriam construir a avenida Airton Senna, com uma verba oriunda de uma emenda orçamentária do deputado Fernando Torres.
             O prefeito José Ronaldo recusou, explicando que aquela obra seria iniciada no dia seguinte, com uma verba oriunda também de uma emenda orçamentária, de autoria do senador João Durval Carneiro. Diante dos protestos dos deputados, que afirmaram tratar-se de “birra política” por parte do prefeito, este lhes ofereceu o projeto da avenida Fraga Maia, diga-se de passagem, uma das grandes e necessárias obras da cidade, mas eles recusaram. Para a imprensa eles disseram, “em off”, que o prefeito queria lhes dar uma obra “dentro do mato”.
            O prefeito os convidou então para ir à Secretaria de Planejamento e ver os projetos já existentes, e escolher os que quisessem para aplicar a verba da emenda orçamentária. No dia marcado, eles foram à Seplan, onde foram recebidos pelo secretário Carlos Brito, e lá escolheram os projetos que lhes interessaram. Ao deixar o local buscaram os microfones da imprensa para protestar contra o que qualificaram como “deselegância” do prefeito que não estava lá para recebe-los como grandes dignitários que são. Ressalve-se que o secretário Brito apresentou-lhes as escusas do prefeito, que havia sido convocado para uma emergência administrativa, e cuja ausência não prejudicou em nada o objetivo da reunião.
            Já estamos quase em meados de abril e até então os deputados não retornaram para apontar quais projetos foram escolhidos. O secretário Carlos Brito cobrou três vezes da Conder uma resposta, sem êxito. Mas, segundo ele, a Conder também não sabe quais projetos os deputados escolheram. Temos apenas até o mês de maio para que se possa licitar e iniciar qualquer obra. Em junho tudo para, pois é ano eleitoral e não se poderá mais transferir verbas.
            Quando eu falo dessas coisas me acusam de ante petista, de direitista, e mais um monte de “ista”. Não é nada disso. É que eu gosto da minha cidade e de quem gosta dela. Não posso gostar, por exemplo, de um governador que passou oito anos dizendo “vamos estar fazendo” e quase nada fez. Para quem leva 20% do ICMS de uma cidade como Feira de Santana, o retorno que Wagner deu foi quase nenhum. Sei que ele está acostumado com gente que se contenta com esmolas. Não é o meu caso. Pago impostos, quero retorno em investimentos na minha cidade. Cumpro minhas obrigações, ele tem que cumprir as dele.
            Eu gostaria muito que os deputados Fernando Torres e Zé Neto dessem resolutividade aos problemas que lhes competem, em relação a Feira de Santana. Teria o maior prazer e alegria em publicar aqui que ações e obras estão sendo realizadas na minha cidade graças aos esforços deles.
            Mas, infelizmente, não é o que acontece. Pelo contrário. Não ajudam e ainda atrapalham.

Nenhum comentário: