quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aeroporto de Feira de Santana finalmente volta a operar



 Após um longo período fechado o aeroporto Governador João Durval Carneiro volta a operar no dia 28 deste mês e recebe pela primeira vez uma linha regular de uma companhia aérea. A inauguração do equipamento, que foi contemplado pelo Programa de Investimento Logístico (PIL) e passou por obras de recuperação, foi realizada na quarta-feira (10), com a presença do governador Jaques Wagner. Na ocasião também foram lançadas as novas rotas da Azul Linhas Aéreas Brasileiras na Bahia.

O aeroporto de Feira de Santana já conta com uma nova infraestrutura. Foram feitas obras de recuperação da pista de pouso e decolagem, e requalificação do terminal de passageiros. Para a realização das reformas, o governo investiu uma quantia de R$ 5 milhões. Vai contar com três voos por semana, para Salvador e Vitória da Conquista, tendo o Estado de Minas Gerais como destino final. Inicialmente, a Azul fará apenas transporte de passageiros, no entanto, já está de olho no mercado de transporte de carga.

“Temos uma diretoria exclusiva para cargas, então estamos trabalhando fortemente para atender esse mercado. Certamente vamos iniciar os trabalhos nesse segmento também aqui em Feira de Santana. A cidade tem potencial. São aproximadamente duzentas toneladas de cargas transportadas ao ano”, pontua Ronaldo Veras, porta-voz da empresa.

Até o momento, apenas a Azul está habilitada para operar nas duas cidades. Mas outras empresas interessadas também podem se candidatar. Para promover a expansão da aviação regional da Bahia, o Governo do Estado adotou uma política de incentivos, com redução do ICMS cobrado no combustível das aeronaves.


As empresas aéreas que alcançarem dez ou mais municípios no estado terão direito à alíquota do ICMS mais baixa, de 7%. As demais alíquotas seguem uma tabela gradual, de acordo com o número de municípios atendidos: a alíquota fica em 10% para empresas que chegarem a oito ou nove municípios; em 12%, para as que alcançarem sete; e, para as que alcançarem seis municípios, a alíquota fica em 14%. (Com informações da Agecom)

Nenhum comentário: