Na última década do século passado, Feira de Santana ganhou o seu primeiro shopping Center. Apesar do ceticismo do feirense no empreendimento, visto como fadado ao fracasso, o empresário Edson Piaggio superou o pessimismo apontado nas pesquisas e conseguiu convencer os sócios para a concretização do empreendimento, que já está consolidado e, mesmo com sucesso, não acabou com o tradicional comércio no centro da cidade.
Há dois anos, este mesmo empresário anunciou a construção de
um novo shopping, que seria construído na região Nordeste, integrado a um
condomínio de alto padrão no bairro Papagaio. Piaggio chegou a marcar a
inauguração para dois anos depois, ou seja este ano de 2014. O anuncio gerou
especulação imobiliária na região, mas, o empreendimento acabou não sendo
concretizado.
Contudo, o segundo shopping da cidade virá. Só que em uma
outra área. No mês de junho passado, Edson Piaggio uniu-se a mais dois
empresários feirenses, Luiz Mercês, da rede de lojas Mersan, e Francisco Cosmo, da rede Disbal, e lançou o novo empreendimento, o Parque Shopping Feira, com a chancela da Aliansce, mesmo grupo que
administra o único shopping da cidade, o Boulevard Shopping, do qual ele também
foi fundador.
Cinco mil empregos
A
previsão de investimento é de 310 milhões de reais, em uma área de 76 mil
metros quadrados, sendo 38 mil metros de área construída, na recém-inaugurada avenida
Nóide Cerqueira, no bairro Sim. As obras estão previstas para começar no
primeiro trimestre do próximo ano. A construção do empreendimento deve gerar mais
de 2,5 mil empregos diretos e indiretos e quando entrar em operação, proporcionará
cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.
O primeiro shopping, o Boulevard, foi inaugurado há
15 anos, com praticamente metade da estrutura comercial do futuro
empreendimento. O Parque Shopping Feira terá, inicialmente, 150 lojas, oito
salas de cinema e a mesma quantidade de lojas âncoras e estacionamento para 1,3
mil veículos. O Parque Shopping Feira deverá entrar em funcionamento no segundo
semestre de 2016.
À época do lançamento o prefeito José Ronaldo de
Carvalho destacou os números superlativos apresentados pelos empresários. “Será
um empreendimento que vai gerar empregos e riqueza para o nosso município.
Neste momento não poderia haver notícia melhor”. Lembrou que já há algum tempo
ouve comentários de que um novo shopping seria instalado na cidade. “Mas os
estudos para um investimento com este perfil demanda tempo”. Ele disse que
outros grupos empresariais estudam o mercado local com o objetivo de se
instalar na cidade.
O empresário Edson Piaggio, que é presidente
regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers, disse que Feira de
Santana tem experimentado, nos últimos anos, um contínuo crescimento da sua
economia e que a decisão de construir um segundo shopping foi respaldada em
pesquisas de mercado. “Os resultados apontaram a necessidade de um novo
empreendimento, que será mais moderno e com crescimento vertical”. Ele destacou
que a localização do shopping é privilegiada por se situar no mais novo vetor
de crescimento urbano da cidade.
O empresário afirmou que pesquisas de
mercado indicam que a autoestima dos feirenses está em alta. Ele também afirmou
que “a proximidade de Salvador traz mais resultados positivos do que
negativos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário