Com a presença do Governador Jaques
Wagner a Azul Linhas Aéreas realizou o voo inaugural das suas atividades no
Aeroporto João Durval Carneiro em Feira de Santana no dia 10 passado. O vôo
partiu de Salvador para Teixeira de Freitas e retornou fazendo escala em Feira
de Santana onde a empresa, a partir do dia 28 deste mês, deverá começar a
operar a primeira linha aérea regular da cidade.
O Aeroporto de
Feira de Santana está localizado
no nordeste da cidade, é acessado pelo Anel Rodoviário no trecho Leste-Norte
(Portal Princesa do Sertão/Cidade Nova) ligado pela Avenida Antônio Sérgio
Carneiro. Está a 12 quilômetros do centro da cidade, podendo ainda ser acessado
por ônibus coletivos do sistema municipal que partem do Terminal Central.
Lá possui também uma unidade fabril da
Paradise Indústria Aeronáutica, que começou a operar em setembro de 2009 e comporta
ainda uma escola de pilotagem de aviões, o Aeroclube de Feira de Santana.
Fundado em 1985, o aeroporto jamais
recebeu voos comerciais, apenas voos particulares, foi diversas vezes
interditado pela ANAC. Em 2011 começaram os investimentos para modernização e
reestruturação e coloca-lo como um aeroporto para voos regionais e de conexões,
houve diversas etapas e no dia 10 passado o aeroporto foi reinaugurado por
completo e aberto a voos comerciais.
Fechamento
Antes disso, porém, o aeroporto esteve
para ser totalmente fechado e a fábrica de aviões Paradise, que se encontrava
em fase de implantação, suspendeu as obras e ameaçou se retirar de Feira de
Santana. Isso se deu por conta da intransigência do então diretor do IMA,
Messias Gonzaga, que interditou o posto de combustíveis ali existente, sob
pretexto de não ter licença ambiental que o próprio IMA deveria fornecer.
A
interdição do posto de combustíveis fez fechar uma oficina de pequenas
aeronaves que funcionava dentro do aeroporto, atendendo aeronaves particulares
que se transferiu para Recife. Só após
muitos meses e sobre ameaça deperder a fábrica de aviões foi que o posto obteve
a licença e foi reaberto.
O Governo do Estado da Bahia, através da
AGERBA, realizou em 2012 a licitação para concessão de exploração do aeroporto
à iniciativa privada, sendo vencedor a sociedade de propósito específico AFS -
Aeroporto de Feira de Santana S/A, formada pelas empresas UTC Engenharia S/A e Sinart.
O contrato foi assinado em 29 de maio de 2013. A concessão tem prazo de 25
anos, sendo de responsabilidade da concessionária a reforma e ampliação.
Vai contar
com três voos por semana, para Salvador e Vitória da Conquista, tendo o Estado
de Minas Gerais como destino final. Inicialmente, a Azul fará apenas transporte
de passageiros, no entanto, já está de olho no mercado de transporte de carga.
“Temos uma
diretoria exclusiva para cargas, então estamos trabalhando fortemente para
atender esse mercado. Certamente vamos iniciar os trabalhos nesse segmento
também aqui em Feira de Santana. A cidade tem potencial. São aproximadamente
duzentas toneladas de cargas transportadas ao ano”, pontua Ronaldo Veras,
porta-voz da empresa.
Até o
momento, apenas a Azul está habilitada para operar na cidade. Mas outras
empresas interessadas também podem se candidatar.
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