quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Estudo mostra que flúor da pasta de dentes é, sim, essencial contra cárie

Se você é discípulo da Bela Gil e trocou a pasta de dentes pela cúrcuma para higienizar a boca, melhor pensar duas vezes e substituir o tempero por um creme dental de verdade – e, de preferência, com flúor. A substância, que passou a compor a fórmula desses produtos em 1955, vem sendo excluída em versões mais “naturais” de pastas. Acontece que ela é essencial para prevenir a cárie, já que acelera a recomposição do esmalte, desgastado constantemente por bactérias que se alimentam de restos de comida (principalmente açúcares) e provocam a corrosão da camada superficial (em casos graves, de partes mais profundas) do dente.
Um estudo publicado na última segunda-feira (6) no Gerodontology, periódico especializado em odontologia, reforça essa história. O time de pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, chegou a essa conclusão após revisar trabalhos científicos que acompanharam adolescentes que usavam apenas fio dental e escova (sem pasta) para limpar a boca. Notou-se que a prática não reduziu os índices de cárie entre eles – até porque, muitas vezes, as cavidades aparecem em áreas que não são facilmente alcançadas.

Embora o uso de cremes dentais fluoretados seja recomendado por especialistas e entidades odontológicas, muitas pessoas – inclusive dentistas – acreditam que uma boa escovação bastaria para evitar que os dentes fiquem esburacados. “Esses achados violam princípios que nós aprendemos, ensinamos e acreditamos”, disse Richard Niederman, dentista e professor da Universidade Nova York, em entrevista ao jornal americano The New York Times. “Isso me diz que a escova é um mero ‘meio de transporte’”, complementa.
Para Philippe Hujoel, que liderou a investigação da Universidade de Washington, pode até ser que excluir o flúor da higiene bucal tenha algum efeito, mas não o suficiente para ser notado em uma pesquisa. Então, se você está a fim de aderir a uma rotina mais natureba, melhor não começar pela limpeza diária da boca – ou, no mínimo, consulte um especialista antes de substituir o creme dental por novidades que ainda não se mostraram totalmente seguras e eficazes. (Super Interessante)

Nenhum comentário: