terça-feira, 19 de março de 2019

Projeto Peixe na Rede recebe a visita do prefeito e representantes de 14 países da América Latina e Caribe

Acompanhado do secretário da Agricultura, Joedilson Machado, o prefeito Colbert Martins Filho visitou, na manhã desta terça-feira, 19, o Projeto Peixe na Rede, desenvolvido há três anos pela Cooperativa de Pescadores do Vale de Pedra do Cavalo (Cooperlago), na Fazenda Amarela, no distrito de Ipuaçu.
Capitaneados pela coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Alphavile, Débora Silva, representantes de 14 países da América Latina e do Caribe, envolvidos em projetos de sustentabilidade econômica, participaram da visita.

Desenvolvido no Rio Jacuípe, na confluência das águas formadas pelo lago da Barragem de Pedra do Cavalo, o projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, produz uma média mensal de uma tonelada de tilápia, sendo responsável pela geração de emprego e renda à comunidade local.
Os peixes são criados em gaiolas e toda a produção, basicamente, ainda vem sendo comercializada no mercado local. De acordo com Jurandy Carvalho, gerente de vendas da Cooperlago, “atualmente estamos trabalhando com trinta gaiolas, mas o projeto tem potencial para operar com 100 unidades”. 
“Uma experiência exitosa”, diz prefeito
Além de a carne ser recomendada para o consumo humano pelo rico valor proteico, a tilápia passou a ser objeto de estudos da Universidade de Serra Talhada, em Pernambuco. Enquanto a pele e o couro do peixe são utilizados na confecção de objetos artesanais e a farinha, derivada das espinhas, como fonte de cálcio, os espinhos que revertem o dorso do peixe estão sendo testados para a confecção industrial de piso para a construção civil.
Entusiasta da expansão econômica do projeto, através de parcerias que possibilitem a comercialização em escala da produção local de tilápias, o prefeito Colbert Filho afirmou que “o nosso governo dará seguimento a esta experiência exitosa para o município”.

Nenhum comentário: