quarta-feira, 6 de março de 2019

Remédio contra as pregações apocalípticas sobre a economia no governo atual

César Oliveira
Faz parte do sistema de mídia e da oposição a pregação do apocalipse econômico com as mesmas cores- talvez com mais fervor- com que se combatia o governo Temer (PMDB), apesar do ex-presidente-acusado de corrupção-, ter conseguido fazer com que a economia parasse de afundar e o país retomasse o crescimento, com suas reformas,  ainda que de forma pífia, ou ao menos sem a capacidade de reverter os 12 milhões de desempregados, uma herança maldita do governo Dilma( PT).
As reformas prometidas no governo Bolsonaro (PSL), especialmente a da Previdência, fizeram o dólar recuar, a Bolsa de Valores bater recordes, e a expectativa de crescimento ser retomada. Claro que vai depender dessas promessas serem cumpridas e do governo parar com a autossabotagem que lima seu capital político. 

Contra as pregações o melhor de tudo é olhar a curva do PIB(Produto Interno Bruto) ao longo desses anos, como revela o relatório Focus, do Banco Central e projeções de outros institutos: 2012( +0,9%); 2013( +2,3%); 2014 (+0,1%); 2015 ( -3,8%); 2016 (-3,6%); 2017( +1%); 2018 (+1,1%) . Para 2019 a projeção é de um crescimento de 2,3% e, em  2020, a projeção é de 2,65%.
A brutal recessão dos anos 2015 e 2016,  do governo Dilma, a maior da história, foi revertida pelo governo de Temer, o que foi, sem dúvida, fundamental para salvar o país da quebradeira total. Agora, a previsão é de crescimento positivo nos próximos dois anos, se a reforma for feita, o que significa mais dinheiro e mais emprego. 
É sempre bom ter esses números na memória quando anunciarem que o terror está vindo. É, esquecimento do passado.

Nenhum comentário: