quarta-feira, 19 de abril de 2023

Festa da micareta

 

Festejar faz parte da natureza. Muitos dizem: Meu cachorro de estimação faz festa quando chego em casa, o papagaio canta e chama meu nome, a natureza festeja a chegada da chuva e o sertão começa a florir. A primavera é a maior festa da natureza! Realmente, a dimensão festiva, é inerente a esse universo criado por Deus. 

A PESSOA humana, envolta em ativismos e preocupações, mais do que outros seres criados, necessita festejar. Tem o direito de viver com alegria.  Hoje, uma das observações feitas por psicólogos, refere-se ao roubo da alegria de viver, que parece ser um dos mais sérios prejuízos à convivência humana. Por que andamos assim, tão sérios, estressados, com rostos fechados, de mau humor, nervosos e criticando a todos? O que nos rouba a alegria de viver? 

NÃO SOMOS somente razão, trabalho ou, um corpo mecânico. Compreendemos, que nosso viver implica em muitos compromissos e sofrimentos, porém, não podemos deixar de dar a devida importância ao direito de festejar. A dimensão festiva é um direito da vida humana e deve acontecer, com dignidade e respeito, em todas as circunstâncias. A alegria é sempre contagiante e possibilita a capacidade de aproximar pessoas. A tristeza, porém, tende a distanciar e isolar.  

UMA OCASIÃO para expressar a alegria é a Micareta. Como é bonito ver famílias reunidas e o povo em festa procurando até mesmo esquecer a fome, o desemprego, a falta de moradia e saúde... Aproveitem! Outras, procuram a tranquilidade nas praias, nas chácaras e nas fazendas. Boa ideia! Alguns grupos vão fazer, no período da Micareta, uma festa religiosa, no silêncio e na oração, participando de Retiros Espirituais e do Vem Louvar. Aproveitem! 

PORTANTO, a Micareta pode ser aproveitada, como um tempo de festa e de alegria, sem exageros, sem abusos e sem dor de cabeça no dia seguinte. Qualquer um pode se alimentar bem, dançar, pular, gritar, mas sabendo que no dia seguinte a vida continua. Saúde jogada fora é vida a menos, pior ainda, quando ela não volta mais. Você pode, também, aproveitar o tempo da Micareta para ler um bom livro. 

A BÍBLIA fala muitas vezes em festa e alegria: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl. 102,2); “A esperança dos justos é alegria” (Pr. 10,28); “Para que vossa alegria seja completa” (1 Jo. 1,4); “A vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo. 16,22); “Tomavam suas refeições com alegria” (At. 2,45); “A minha alegria é também a vossa” (2 Cor. 9,7). “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos” (Fl 4, 4).

 

                                                                    Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

 

Nenhum comentário: